As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta sexta-feira (24) e vão até o dia 28 de janeiro. O processo é gratuito e deve ser realizado exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para se inscrever, os candidatos devem ter uma conta no portal Gov.br e atender a condições específicas de escolaridade ou renda.
Para concorrer às bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo, e para bolsas parciais, o limite é de três salários mínimos. O programa também destina vagas para pessoas com deficiência, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, além de professores da rede pública concorrendo a cursos de licenciatura ou pedagogia.
Os candidatos serão classificados com base na maior média do Enem, com critérios de desempate que priorizam professores da rede pública e estudantes de escolas públicas. A primeira chamada será divulgada em 4 de fevereiro, e a segunda em 28 de fevereiro. Quem não for selecionado pode participar da lista de espera, que acontecerá nos dias 26 e 27 de março.
O procedimento é gratuito e deve ser feito exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até o dia 28 de janeiro.