Pular para o conteúdo

Conheça os estados que mais buscam pelo curso de medicina da USP segundo estudo

Compartilhe

O sonho de cursar medicina está motivando jovens de todas as partes do país a mudar de cidade ou estado para realizá-lo. Entenda quais fatores implicam nessa mudança e o cenário estudantil.

Cursar medicina é, para muitos jovens brasileiros, um sonho que vai além da sala de aula. Ele simboliza o desejo de salvar vidas e de fazer a diferença na sociedade. Mas para concretizá-lo, muitos estudantes precisam disputar vagas nas universidades públicas do país, devido ao valor elevado das mensalidades deste curso, incluindo os gastos com materiais, livros, apostilas, deslocamento e moradia.

A Universidade de São Paulo, mais conhecida como USP, é um dos centros de ensino mais procurados para o curso, tanto para estudantes que moram em São Paulo quanto para os que residem em outros estados.

Essa mudança de cidade ou estado foi tema de um estudo recente da Agência Conversion, especialista em análise de dados e SEO, que revelou que, logo após São Paulo, estado conterrâneo da universidade, o Piauí se destaca como o segundo estado que mais busca o curso de medicina da USP. 

O levantamento também constatou ampla procura em Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Roraima, onde os estudantes estão muito interessados em conquistar essa oportunidade.

O que motiva os estudantes a buscar o sonho da medicina em outros lugares

A jornada rumo à medicina é repleta de desafios e sacrifícios. Deixar o estado natal, a família e os amigos é uma decisão difícil, mas a promessa de uma formação de excelência na USP é um forte motivador.

A universidade ocupa o 199.º lugar no ranking 2025 da revista britânica Times Higher Education (THE), seu melhor desempenho em 12 anos, e lidera na América Latina.

Para muitos jovens, a faculdade de medicina representa não apenas uma carreira, mas uma vocação. Os estudantes são impulsionados pela vontade de ajudar o próximo e contribuir para a melhoria da saúde pública. A USP, com sua tradição e excelência acadêmica, é vista como o lugar ideal para isso.

Muitos estudantes se inspiram em médicos renomados que passaram pela USP e que hoje fazem a diferença em suas especialidades. A oportunidade de participar de programas de intercâmbio e estágios em hospitais de prestígio durante a graduação é um atrativo que pesa na decisão de muitos.

Além disso, mais de 55% dos alunos que ingressaram na USP em 2024 vieram de escolas públicas, um aumento significativo que demonstra a crescente inclusão no ensino superior.

As diversas faculdades públicas do sudeste

Embora a USP seja a mais procurada, outras instituições também se destacam no cenário nacional.

Instituições como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) atraem um grande número de candidatos todos os anos.

Essas são algumas das faculdades de medicina reconhecidas por sua qualidade e comprometimento com a formação de médicos competentes e especializados.

créditos: iStock/Jacob Wackerhausen

Ultimas notícias

Meio-campista brasileiro Vini Desouza, de 19 anos, morre na ...
Vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, deixa Cidadania e...
Afoxé Filhos de Gandhy restringe participação de homens tran...
Natanzinho Lima grava projeto "De Bar em Bar 7" em Itabaiana...
Concurso 2025 do Banese tem 34.899 inscritos; 1.966 para nív...
Fábio Mitidieri anuncia concurso para gestor público com cin...