O monumento do Cristo Redentor de São Cristóvão, erguido no alto do Morro do São Gonçalo, celebra um século de existência na segunda-feira, 26. Considerada uma das mais antigas imagens de Cristo no país, a estátua foi construída entre 1924 e 1926 por iniciativa do então governador Graccho Cardoso, antecedendo o famoso Cristo do Rio de Janeiro, inaugurado em 1931.
Localizado às margens da Rodovia João Bebe Água, o monumento tornou-se ponto de referência para moradores, fiéis e visitantes de São Cristóvão. Ao longo de 100 anos, o espaço tem acolhido celebrações religiosas, caminhadas de fé, festas populares e encontros informais para contemplação do pôr do sol.
Em 2023, a Prefeitura de São Cristóvão concluiu obras de reforma e revitalização, garantindo mais segurança, acessibilidade e conforto. O prefeito Júlio Nascimento destacou que a intervenção transformou a área em um ambiente de convivência, com espaço de lazer e um restaurante panorâmico previsto para entrar em funcionamento.
“É gratificante ver famílias realizando piqueniques e visitantes de vários lugares aproveitando o local; por isso seguimos dedicando atenção especial a esse patrimônio”, afirmou o gestor municipal.
Para o historiador e diretor do Arquivo Municipal, Adailton Andrade, o centenário também valoriza a obra do escultor italiano Belando Bellandi, autor de poucas peças no mundo e responsável pela remodelação do Palácio do Governo, em Aracaju. O especialista ressalta que o Cristo Redentor integra o patrimônio histórico e cultural da Cidade Mãe de Sergipe e é tombado como patrimônio estadual.
Adailton lembra ainda que o aniversário fortalece o turismo religioso na região, que já atrai fiéis para eventos como a Festa do Senhor dos Passos, a Procissão do Fogaréu e visitas ao local onde Irmã Dulce viveu enquanto noviça.
As comemorações oficiais pelo centenário estão previstas para ocorrer no próprio dia 26, no espaço requalificado em 2023.
LEIA TAMBÉM
Georgeo fortalece presença no interior de Sergipe
23 de junGoverno de Sergipe entrega primeira etapa de revitalização do Centro de Criatividade
23 de junRicardo Marques e Rodrigo Valadares dão início a nova fase do projeto político do PL em Sergipe com participação de Duda Lima
22 de junReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

