O Governo de Sergipe promove, nesta sexta-feira (24), uma edição especial do Cultura em Toda Parte para comemorar o Dia da Sergipanidade em São Cristóvão. A celebração ocorre na Praça São Francisco, tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial, e reúne música, cinema e manifestações populares.
Agenda cultural
Às 19h, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), sob regência do maestro Guilherme Mannis, apresenta o concerto “Orquestra na Estrada”. O repertório é totalmente dedicado a compositores locais e inclui “Sergipanidade”, de Fabiano Santana; “Viver Aracaju”, de Ismar Barreto; “Cheiro da Terra”, de Cláudio Miguel e José de Gouveia; e “Fazenda Velha”, de Erivaldo de Carira.
Na sequência, o Cinema na Praça exibe o filme “Morena dos Olhos Pretos”, que revisita a trajetória da cantora Clemilda, conhecida como Rainha do Forró e dona de sucessos como “Prenda o Tadeu” e “Forró Cheiroso”.
Encerrando a programação, o público acompanha o Samba de Coco da Ilha Grande, comandado pela Mestra Dona Madá, Patrimônio Vivo da Cultura Sergipana reconhecida pelo Conselho Estadual de Cultura.
Declarações
Para o presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Gustavo Paixão, levar o evento a São Cristóvão “reafirma o compromisso do Governo de Sergipe em descentralizar o acesso à arte, valorizar os artistas e fortalecer o sentimento de pertencimento do povo sergipano”.
O prefeito Júlio Nascimento ressalta que celebrar a data na Praça São Francisco “reafirma as raízes do estado e fortalece o turismo, o comércio e o sentimento de pertencimento da população”.
Sobre o projeto
O Cultura em Toda Parte é considerado projeto-mãe da Funcap. Criado para estimular a produção artística, fortalecer a economia criativa e ampliar o acesso à cultura em todas as regiões sergipanas, o programa inclui música, cinema, artesanato, gastronomia e outras expressões. A primeira edição ocorreu em março, no Parque dos Cajueiros, em Aracaju.
Com a programação em São Cristóvão, governo estadual, Funcap e Secretaria Especial da Cultura reforçam o apoio a artistas, mestres da tradição e à cadeia produtiva cultural do estado.
LEIA TAMBÉM
Médico sergipano Dr. Delmo Freire lança livro sobre saúde capilar em São Paulo
23 de outMuseu do Homem Sergipano Celebra 30 Anos com Reestruturação Inédita
21 de outCine Walmir Almeida recebe programação gratuita do Dia Internacional da Animação em AracajuMostra será realizada no dia 28 de outubro, com três sessões gratuitas e curtas-metragens de diferentes regiões do Brasil e do mundo
21 de outReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

