A ação será das 8h às 13h na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, no Bairro Jardins. O mutirão facilita o reconhecimento de paternidade e maternidade, garantindo o direito à identidade.
A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, por meio do Núcleo e da Central de Mediação e Conciliação, realizará no próximo sábado, 1º de agosto, mais uma edição do programa nacional “Meu Pai Tem Nome”. O mutirão ocorrerá das 8h às 13h, na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, localizada no Bairro Jardins.
Esta iniciativa é coordenada pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) e busca garantir o direito ao reconhecimento de paternidade e maternidade. O objetivo é assegurar que crianças, adolescentes, jovens e adultos tenham acesso à identidade, à cidadania e aos direitos que decorrem do vínculo familiar.
Durante o mutirão, a população poderá usufruir de diversos serviços gratuitos. Entre as ofertas estão exames de DNA, através do projeto “Ser Pai é Legal”; emissão de segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito; sessões de mediação e conciliação familiar; orientações jurídicas; atendimento para reconhecimento de filiação socioafetiva; ações do projeto “Amar para Vincular”; e a emissão e segunda via da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Além disso, serão realizadas atividades lúdicas e recreativas para crianças.
A defensora pública e diretora do Núcleo de Mediação e Conciliação, Isabelle Peixoto, comentou sobre a importância do programa. Ela destacou que o “Meu Pai Tem Nome” representa mais do que a formalização de um vínculo jurídico. O programa garante um direito fundamental: o reconhecimento da paternidade e da filiação, permitindo que crianças, adolescentes e adultos regularizem sua documentação e assegurem seus direitos. “Mais do que reconhecer a paternidade biológica, o programa também fortalece os laços afetivos, valorizando relações familiares baseadas no amor, no cuidado e na responsabilidade”, ressaltou.
A Defensoria Pública orienta que os interessados compareçam ao local portando documentos pessoais e, quando possível, documentos que possam auxiliar no atendimento.
Serviço:
Mutirão Nacional “Meu Pai Tem Nome”
Data: 1º de agosto (sexta-feira)
Horário: das 8h às 13h
Local: Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima – Bairro Jardins.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

