A ex-presidente Dilma Rousseff está internada desde sexta-feira (21) no Shangai East International Medical Center, em Xangai, na China, devido a pressão alta, tontura e vômitos. As informações foram divulgadas pelo Painel, da Folha de S. Paulo. Dilma, que atualmente preside o Banco dos Brics, cancelou sua participação na reunião de ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais que ocorre em Cape Town, na África do Sul.
A petista assumiu a presidência do Banco dos Brics em abril de 2023, em um mandato que segue o sistema de rotatividade entre os países membros. O período do Brasil termina em julho de 2025, mas o governo brasileiro negociou uma exceção para que Dilma permaneça no cargo por mais cinco anos. O acordo foi fechado entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o líder russo Vladimir Putin no final de 2024. A partir de julho, Dilma passará a se reportar diretamente a Putin.
A internação de Dilma ocorre em um momento crucial de sua gestão no Banco dos Brics, mas ainda não há informações sobre o tempo de recuperação ou a gravidade de seu estado de saúde.