Pular para o conteúdo principal
Aracaju, Segunda-feira, 22 de junho de 2026
Pular para o conteúdo

Energisa e Defesa Civil simulam queda de árvore sobre rede elétrica em Aracaju

Aracaju

Energisa e Defesa Civil simulam queda de árvore sobre rede elétrica em Aracaju

A Energisa Sergipe e o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil realizaram, na manhã desta quarta-feira (29), um simulado de queda de árvore sobre a rede elétrica na Avenida Santos Dumont, próximo ao restaurante Janaína, no bairro Atalaia, em Aracaju. A atividade integra a Semana Nacional de Redução de Riscos de Desastres.

29/10/2025 · 09h12
Energisa e Defesa Civil simulam queda de árvore sobre rede elétrica em Aracaju

Publicidade

A Energisa Sergipe e o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil realizaram, na manhã desta quarta-feira (29), um simulado de queda de árvore sobre a rede elétrica na Avenida Santos Dumont, próximo ao restaurante Janaína, no bairro Atalaia, em Aracaju. A atividade integra a Semana Nacional de Redução de Riscos de Desastres.

Publicidade

Publicidade

O exercício, motivado pelo aumento de eventos climáticos extremos em diferentes regiões do país, reuniu também Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Aracaju e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

De acordo com o gerente de Operações da Energisa Sergipe, Wellington Aranha, ocorrências desse tipo exigem ação coordenada para evitar acidentes e reduzir o impacto no fornecimento de energia. “Os demais órgãos só podem atuar após o desligamento da rede e a eliminação dos riscos”, explicou.

Você pode se interessarConteúdo patrocinado · MGID

O subsecretário estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Queiroz, reforçou o caráter preventivo do treinamento. Segundo ele, o alinhamento entre as instituições garante respostas mais rápidas e eficientes em situações reais.

Orientações de segurança

Em caso de queda de árvore sobre cabos de energia, a orientação é manter distância, não tocar em galhos ou fios e acionar a concessionária. Árvores energizadas podem provocar curto-circuito, incêndios e choques elétricos. A poda preventiva é responsabilidade das prefeituras, que devem observar o porte das espécies plantadas próximo à rede.

Canais de atendimento da Energisa

• Site: energisa.com.br
• WhatsApp (Gisa): gisa.energisa.com.br
• Aplicativo Energisa On (Google Play e App Store)
• Call center: 0800 079 0196

Publicidade

O simulado faz parte do plano anual da Energisa para capacitar equipes, que inclui monitoramento climático em tempo real, suporte de meteorologistas e atuação ininterrupta do Centro de Operação Integrado.

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Recomendado para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
Mais conteúdos para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Sugeridas pra vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
2 min de leitura

Publicidade

A Energisa Sergipe e o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil realizaram, na manhã desta quarta-feira (29), um simulado de queda de árvore sobre a rede elétrica na Avenida Santos Dumont, próximo ao restaurante Janaína, no bairro Atalaia, em Aracaju. A atividade integra a Semana Nacional de Redução de Riscos de Desastres.

O exercício, motivado pelo aumento de eventos climáticos extremos em diferentes regiões do país, reuniu também Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Aracaju e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

De acordo com o gerente de Operações da Energisa Sergipe, Wellington Aranha, ocorrências desse tipo exigem ação coordenada para evitar acidentes e reduzir o impacto no fornecimento de energia. “Os demais órgãos só podem atuar após o desligamento da rede e a eliminação dos riscos”, explicou.

O subsecretário estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Queiroz, reforçou o caráter preventivo do treinamento. Segundo ele, o alinhamento entre as instituições garante respostas mais rápidas e eficientes em situações reais.

Orientações de segurança

Em caso de queda de árvore sobre cabos de energia, a orientação é manter distância, não tocar em galhos ou fios e acionar a concessionária. Árvores energizadas podem provocar curto-circuito, incêndios e choques elétricos. A poda preventiva é responsabilidade das prefeituras, que devem observar o porte das espécies plantadas próximo à rede.

Canais de atendimento da Energisa

• Site: energisa.com.br
• WhatsApp (Gisa): gisa.energisa.com.br
• Aplicativo Energisa On (Google Play e App Store)
• Call center: 0800 079 0196

O simulado faz parte do plano anual da Energisa para capacitar equipes, que inclui monitoramento climático em tempo real, suporte de meteorologistas e atuação ininterrupta do Centro de Operação Integrado.

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Receba as notícias no seu WhatsApp

Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe

Entrar no canal →

Publicidade

EM ALTA AGORA