A Petrobras reiniciou a operação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) de Sergipe com a produção de amônia em 31 de dezembro, informou a presidente da estatal, Magda Chambriard. A expectativa do governo estadual é que a retomada fortaleça toda a cadeia produtiva de fertilizantes.
Capacidade e empregos
Com capacidade instalada para fabricar 1,8 mil toneladas de ureia por dia, a Fafen Sergipe se soma à unidade baiana, que produz 1,3 mil toneladas diárias. Juntas, as duas plantas devem gerar cerca de 800 empregos diretos e indiretos.
Novo modelo de operação
Após ter sido arrendada ao setor privado em 2020, a Fafen Sergipe paralisou as atividades em março de 2024, quando a então operadora Unigel alegou inviabilidade econômica. Com o fim do contrato e a realização de nova licitação, a Engeman Manutenção de Equipamentos assumiu a planta como prestadora de serviços, enquanto a Petrobras permanece responsável pelas atividades comerciais.
Acompanhamento do governo
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, afirmou que o governo segue apoiando a operação. “Continuamos à disposição da operadora e da Petrobras no que for necessário para que a Fafen possa operar em Sergipe com total regularidade, contribuindo para o desenvolvimento estadual”, declarou.
Trajetória da fábrica
Implantada pela Petrobras em 1980, a Fafen Sergipe tornou-se um polo estratégico de produção de ureia e amônia no Nordeste, impulsionando obras de infraestrutura como a adutora do Rio São Francisco e melhorias nos sistemas de energia, transporte e telefonia.
Em 2018, a unidade foi hibernada. Um ano depois, após negociações conduzidas pelo governo estadual, foi arrendada à Unigel por dez anos e retomou a produção em 2021. Desde 2023, voltou a enfrentar dificuldades, passando por duas paralisações até a suspensão indefinida em março de 2024. A Engeman venceu o processo licitatório aberto pela Petrobras e assinou contrato em setembro de 2025.
Com a volta da produção de amônia, governo estadual e Petrobras esperam consolidar a cadeia de fertilizantes e impulsionar a economia sergipana.
LEIA TAMBÉM
Ofensiva Nacional: Operação contra esquema de agiotagem e extorsão cumpre mandados em Sergipe
16 de setOperação no Povoado Mussuca: Polícia Militar apreende cerca de 100 kg de maconha em Laranjeiras
16 de setSusto no Campo: Operador fica ferido após colheitadeira capotar três vezes em Cedro de São João
16 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

