O Carnaval de 2025, marcado para o início de março, pode causar atrasos nos pagamentos de salários, aposentadorias e pensões do INSS. Com os feriados de 1º de março (sábado) e 4 de março (terça-feira de Carnaval), além da Quarta-feira de Cinzas (5 de março), o calendário de pagamentos será alongado, afetando milhões de brasileiros.
Para os beneficiários do INSS que recebem até um salário mínimo, os depósitos começam em 24 de fevereiro, conforme o dígito final do NIS, mas serão interrompidos no dia 1º de março, retomando apenas na quinta-feira, dia 6. O pagamento seguirá até 12 de março. Já para quem recebe mais que um salário mínimo, os depósitos ocorrerão entre 6 e 12 de março, quase metade do mês.
No setor privado, onde o salário deve ser pago até o quinto dia útil do mês, muitos trabalhadores temem receber apenas no dia 12, já que é comum as empresas paralisarem atividades até a Quarta-feira de Cinzas. O cenário preocupa especialmente aqueles que dependem dos recursos no início do mês para cobrir despesas básicas.
O alongamento do calendário de pagamentos em março de 2025 será um dos mais significativos do ano, exigindo planejamento financeiro extra de beneficiários e trabalhadores.