O arrasta-pé no Forró Caju 2026 começará mais cedo nesta segunda-feira, 22. A partir das 15h30, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secult), realizará o 1º Forró da Pessoa Idosa, uma programação inédita voltada ao público da terceira idade. O evento transformará a Praça Hilton Lopes, situada entre os Mercados Centrais, em um grande salão de dança, reunindo música, alegria e interação em um dos locais mais tradicionais dos festejos juninos da capital.
Essa iniciativa foi criada com o objetivo de ampliar a participação das pessoas idosas no Forró Caju, proporcionando um ambiente especialmente pensado para que esse público possa celebrar a cultura nordestina, reencontrar amigos, fortalecer laços e aproveitar uma programação feita sob medida para quem ajudou a manter viva a tradição do forró ao longo dos anos.
A animação ficará por conta do sanfoneiro Mimi do Acordeon, que comandará uma tarde repleta de arrasta-pé, valorizando a cultura popular e promovendo momentos de integração entre os participantes. O evento é aberto à participação de familiares, amigos e toda a população, e deve reunir pessoas de diferentes bairros da cidade em uma grande celebração marcada pela música, dança e fortalecimento dos vínculos comunitários.
De acordo com o secretário municipal da Cultura, Paulo Corrêa, essa iniciativa representa um avanço na construção de uma programação cada vez mais inclusiva e acessível.
“O Forró da Pessoa Idosa nasceu a partir do diálogo com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da compreensão de que era importante criar um espaço para que esse público também se sentisse plenamente contemplado nos festejos juninos da Prefeitura de Aracaju. Pela primeira vez, teremos uma programação exclusiva para as pessoas idosas dentro do Forró Caju. Será uma tarde especial de celebração, convivência e muito forró, garantindo que elas participem ativamente dessa grande festa popular”, destacou.
A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDI), Maria José Silva, enfatizou que essa programação representa um marco para as pessoas idosas da capital e um reconhecimento à contribuição desse público na preservação da cultura popular.
“Pela primeira vez na história de Sergipe teremos uma tarde de forró especialmente dedicada às pessoas idosas dentro do Forró Caju. Eles são apaixonados pelo forró, participam de grupos de convivência, dos CRAS e de diversas atividades, mas agora terão uma programação aberta a todos, dentro da maior festa junina da nossa cidade. É motivo de muita alegria e fazemos um convite para que todas as pessoas idosas venham viver esse momento de dança, celebração e convivência conosco”, afirmou.
Mais do que uma programação de lazer, o 1º Forró da Pessoa Idosa reforça o compromisso da Prefeitura de Aracaju com a inclusão, a valorização da pessoa idosa e a promoção da convivência intergeracional. Essa iniciativa reconhece a trajetória de quem ajudou a construir a identidade cultural nordestina e assegura que esse público ocupe um lugar de destaque em uma das mais importantes manifestações populares do país.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

