Pular para o conteúdo principal
Aracaju, Quinta-feira, 25 de junho de 2026
Pular para o conteúdo

Governo brasileiro articula reunião com EUA para discutir novas tarifas

Mundo

Governo brasileiro articula reunião com EUA para discutir novas tarifas

Governo brasileiro articula reunião com EUA para discutir novas tarifas de 25% sobre produtos.

24/06/2026 · 00h00 · Atualizado às 21h51
Governo brasileiro articula reunião com EUA para discutir novas tarifas

Publicidade

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Márcio Elias Rosa, está organizando uma reunião com o USTR (Representante de Comércio dos Estados Unidos), Jamieson Greer, que ocorrerá na próxima semana. O objetivo do encontro é dar continuidade às discussões sobre a possível implementação de novas taxas de 25% sobre produtos brasileiros.

Publicidade

Publicidade

Durante uma conversa técnica realizada hoje, Rosa destacou a importância de conciliar as agendas dos dois países. “É preciso conciliar as agendas, e isso tem acontecido”, afirmou o ministro, ressaltando que as tratativas entre Brasil e Estados Unidos continuam em andamento. Ele também mencionou que o governo dos EUA reconheceu a existência dessas conversas.

Além disso, o governo federal se comprometeu a apresentar um documento oficial até o dia 1º de julho, que conterá uma nova proposta de taxação de 25% contra o Brasil. Este movimento é parte de uma estratégia para negociar e buscar alternativas que minimizem os impactos dessas tarifas.

Você pode se interessarConteúdo patrocinado · MGID

“Tenho falado diretamente com o embaixador Greer, que é quem acompanha esse processo. A equipe dele, que vai presidir essa audiência pública, fará uma oitiva de todos os interessados. Não são cinco minutos em uma audiência pública que serão capazes de viabilizar um acordo”, afirmou Rosa.

O ministro também foi questionado sobre a representatividade do governo brasileiro na audiência pública programada para o dia 6 de julho. Rosa esclareceu que não é papel das autoridades participar diretamente da sessão, enfatizando que as negociações seguem por canais diplomáticos entre os dois governos. Segundo ele, o diálogo ocorre diretamente com o representante norte-americano responsável pelo processo, o que demonstra o comprometimento do Brasil em buscar soluções por meio de negociações estruturadas.

A situação atual das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos é tema de grande atenção, especialmente com a possibilidade de novas tarifas que podem impactar a economia brasileira. O governo brasileiro continua trabalhando para estabelecer um diálogo construtivo e efetivo, visando proteger os interesses nacionais.

Publicidade

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Recomendado para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
Mais conteúdos para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Sugeridas pra vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
2 min de leitura

Publicidade

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Márcio Elias Rosa, está organizando uma reunião com o USTR (Representante de Comércio dos Estados Unidos), Jamieson Greer, que ocorrerá na próxima semana. O objetivo do encontro é dar continuidade às discussões sobre a possível implementação de novas taxas de 25% sobre produtos brasileiros.

Durante uma conversa técnica realizada hoje, Rosa destacou a importância de conciliar as agendas dos dois países. “É preciso conciliar as agendas, e isso tem acontecido”, afirmou o ministro, ressaltando que as tratativas entre Brasil e Estados Unidos continuam em andamento. Ele também mencionou que o governo dos EUA reconheceu a existência dessas conversas.

Além disso, o governo federal se comprometeu a apresentar um documento oficial até o dia 1º de julho, que conterá uma nova proposta de taxação de 25% contra o Brasil. Este movimento é parte de uma estratégia para negociar e buscar alternativas que minimizem os impactos dessas tarifas.

“Tenho falado diretamente com o embaixador Greer, que é quem acompanha esse processo. A equipe dele, que vai presidir essa audiência pública, fará uma oitiva de todos os interessados. Não são cinco minutos em uma audiência pública que serão capazes de viabilizar um acordo”, afirmou Rosa.

O ministro também foi questionado sobre a representatividade do governo brasileiro na audiência pública programada para o dia 6 de julho. Rosa esclareceu que não é papel das autoridades participar diretamente da sessão, enfatizando que as negociações seguem por canais diplomáticos entre os dois governos. Segundo ele, o diálogo ocorre diretamente com o representante norte-americano responsável pelo processo, o que demonstra o comprometimento do Brasil em buscar soluções por meio de negociações estruturadas.

A situação atual das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos é tema de grande atenção, especialmente com a possibilidade de novas tarifas que podem impactar a economia brasileira. O governo brasileiro continua trabalhando para estabelecer um diálogo construtivo e efetivo, visando proteger os interesses nacionais.

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Receba as notícias no seu WhatsApp

Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe

Entrar no canal →

Publicidade

EM ALTA AGORA