INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO PASSA A EMITIR A CARTEIRA FUNCIONAL DO POLICIAL CIVIL APOSENTADO DE SERGIPE

Documento reconhece a trajetória profissional do policial civil que não mais está na ativa, porém não tinham documentação funcional que comprovasse a atuação policial

Como forma de reconhecer os serviços prestados pelos servidores da Polícia Civil de Sergipe que não estão mais na ativa, o Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) passou a emitir a Carteira Funcional do Policial Civil Aposentado. A emissão do documento atende a uma solicitação do Governo do Estado, tendo sido viabilizada pelo IIWSG em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação da Secretaria da Segurança Pública (SSP).  

De acordo com o diretor do IIWSG, Jenilson Gomes, cumprindo uma determinação do Governo do Estado, o Instituto de Identificação passou a emitir a Carteira Funcional do Policial Civil Aposentado de Sergipe. “O governador Fábio Mitidieri se comprometeu em emitir pela primeira vez a carteira funcional do policial civil aposentado”, contextualizou.

Para a emissão do documento, o IIWGS estabeleceu uma nova parceria com a DTI da SSP para viabilizar o processo. “Então, foi um esforço de mudar todo o sistema de emissão das carteiras funcionais para podermos atender a essa demanda. Foi um esforço combinado entre a DTI e o Instituto de Identificação”, salientou Jenilson Gomes. 

Conforme Cátia Emanuelli, assessora técnica da Delegacia-Geral da Polícia Civil, a Carteira Funcional do Policial Civil Aposentado representa a conclusão de uma luta da categoria. “Em portaria do Ministério da Justiça de Segurança Pública (MJSP), foi dada a oportunidade de ter esse documento”, evidenciou. 

Com a garantia do porte de arma para o policial civil aposentado também assegurado pelo MJSP, a Carteira Funcional vem como um documento que reforça a identificação de integrante da segurança pública. “Além de ser  o reconhecimento aos policiais civis que se dedicaram ao combate à criminalidade”, acrescentou Cátia Emanuelli.   

Reconhecimento ao profissional

O documento  representa uma demonstração do reconhecimento da atuação do servidor policial civil aposentado em Sergipe, assim como evidenciou Jenilson Gomes. “É o reconhecimento desses profissionais que deram  boa parte de sua vida à Polícia Civil. Nada mais legítimo e justo, o estado reconhecer e entregar a carteira funcional”, ressaltou.

Anteriormente, quando o policial civil ia para a aposentadoria, a Carteira Funcional era recolhida. Agora, a Carteira Funcional do Policial Civil Aposentado chega como um reconhecimento à dedicação do servidor. “O policial civil se aposenta, mas não deixa mais de se apresentar como policial civil”, destacou Jenilson Gomes.

Para o escrivão aposentado, Valdson Rodrigues, a chegada da Carteira Funcional do Policial Civil Aposentado foi uma grata surpresa proporcionada pelo Governo do Estado. “Hoje, estamos sendo reconhecidos pela visão muito boa do governador e do secretário da Segurança Pública”, ressaltou.

Além de ressaltar o reconhecimento da carreira de policial civil, Valdson Rodrigues também enfatizou a celeridade do processo de emissão do documento no IIWSG. “Foi rápido. Em 10 minutos eu já estava liberado. E é um reconhecimento aos 40 anos de trabalho. Antes não tínhamos como comprovar e agora estamos documentados”, evidenciou.

Acompanhe também o 93 Notícias nos seguintes canais: WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok, X Antigo, Twitter e YouTube.