Na manhã desta quarta-feira, 22 de julho de 2026, ruas e avenidas do município de Lajeado, no Rio Grande do Sul, ficaram alagadas após o Rio Taquari atingir a cota de inundação, que ultrapassou os 21 metros. Desde o início do dia, o nível do rio subiu mais de dois metros, superando a metade do esperado para o mês de julho na região, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As imagens da cidade revelam os impactos da inundação, com áreas como o Parque Professor Theobaldo Dick e a rua Borges de Medeiros completamente alagadas. Além disso, a avenida Décio Martins Costa e o trajeto entre as ruas Carlos Von Kozeritz e Júlio May foram bloqueados devido à água acumulada.
A Defesa Civil municipal atua na remoção de moradores em áreas de risco, onde o rio pode alcançar até 23 metros. Até às 10h, 28 famílias foram acolhidas no Abrigo Parque do Imigrante, totalizando 79 pessoas. Às 5h30, o nível do rio Taquari estava em 19,65 metros, configurando a situação de inundação. Durante a manhã, o nível continuou a subir, atingindo as seguintes marcas:
6h30: 20,21 m;
7h30: 20,8 m;
8h30: 21,34 m;
9h30: 21,74 m.
A projeção do Serviço Geológico Brasileiro (SGB) indica que o nível do rio pode chegar a 24 metros nas próximas seis horas. Municípios como Estrela e Lajeado devem ficar em alerta, assim como Muçum, onde o nível deve atingir 18 metros, e Encantado, com previsão de 15 metros. O alerta está ativo até às 14h10 de quinta-feira, 23, com risco elevado entre Muçum e Taquari.
A prefeita de Lajeado, Glaucia Schumacher, instaurou um Plano de Contingência às 2h40 desta quarta-feira. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, informou que as equipes estão emitindo alertas por mensagens de cell broadcast nas áreas afetadas, incluindo Lajeado, Santa Teresa e Estrela.
Para a semana, o Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual (CMDEC) prevê alto risco de chuvas intensas na região norte do estado. As áreas mais impactadas incluem as regiões Central, Fronteira Oeste e Noroeste. O Inmet emitiu um alerta vermelho para grandes acumulados de chuva, que podem ultrapassar 100 milímetros em 24 horas.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul recomenda que a população em áreas de risco busque abrigo seguro, compartilhe informações com vizinhos e siga as orientações do Plano de Contingência. Em caso de evacuação, é importante não retornar até que as autoridades confirmem a segurança do local.
No município de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, a Defesa Civil monitora os rios da região, incluindo o Jacuí e o Guaíba, devido ao grande volume de chuvas que atingiu a cidade desde segunda-feira, 19.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

