A comunidade do Anchietão, no bairro Bugio, zona norte de Aracaju, voltou a receber atendimento de transporte coletivo. As linhas 001 (Augusto Franco/Bugio) e 080 (Bugio/Atalaia) retomaram a circulação após a Prefeitura de Aracaju reabrir rotatórias e acessos que estavam fechados desde a entrega da obra da Perimetral Oeste.
O bloqueio dos retornos obrigava moradores a caminhar longas distâncias até os pontos de ônibus, situação que gerou queixas durante meses. Diante das reclamações, equipes técnicas do município negociaram com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador da obra, e conseguiram liberar a tradicional rotatória da Santa e o acesso da rua Geny da Silva Dias, permitindo a volta dos coletivos.
Com a mudança, cerca de 500 famílias voltam a ser atendidas diretamente. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) manteve a baldeação gratuita no final de linha do Bugio, possibilitando troca de ônibus sem custo adicional, inclusive entre empresas diferentes. Fiscais e motoristas orientam os passageiros sobre os novos percursos.
Itinerário da linha 001 – Augusto Franco/Bugio
Sentido Augusto Franco → Bugio
A viagem parte da praça Major Edeltrudes Teles, percorre a rua Maria de Lourdes Ramos Gonçalves, avenidas Josino José de Almeida, Hermes Fontes, Barão de Maruim, Ivo do Prado e Rio Branco, passa pelo Terminal Mercado, segue pelas avenidas Simeão Sobral, Maranhão e Centenário, acessa a rua Faustina Araújo Lima, avenida Geniz Góis, rotatória e avenida Poço do Mero, entra na rua Geny da Silva Dias (Anchietão) e termina na rua E-3, final de linha do Bugio.
Sentido Bugio → Augusto Franco
O retorno inicia na rua E-3, segue pela avenida Poço do Mero, avenidas Centenário, Radialista José da Silva Lima, Santa Gleide, São Paulo e Maranhão, Terminal Mercado, avenidas Ivo do Prado e Barão de Maruim, rua Siriri, rua Estância, avenida Hermes Fontes, Terminal DIA, avenida Empresário José Carlos Silva e ruas do conjunto Augusto Franco até a praça Major Edeltrudes Teles.
Itinerário da linha 080 – Bugio/Atalaia
Sentido Terminal Zona Sul → Bugio
O coletivo deixa o Terminal Zona Sul, passa pelas avenidas Antônio Alves, Empresário José Carlos Silva, Tancredo Neves e pelos terminais Rodoviário e Zona Oeste. Em seguida, utiliza as avenidas Alcides Fontes, São Paulo, Maranhão, Matadouro e Centenário, entra na rua Geny da Silva Dias, avenida Poço do Mero e encerra o trajeto na rua E-3, no Bugio.
Sentido Bugio → Terminal Zona Sul
A viagem de volta parte da rua E-3, segue pelas avenidas Poço do Mero, Centenário, Radialista José da Silva Lima, Santa Gleide, Alcides Fontes e Tancredo Neves, atende novamente os terminais Zona Oeste, Rodoviário e DIA, contorna a avenida Empresário José Carlos Silva, avenida Antônio Alves, ruas Desembargador João Bosco Lima e Juiz Moacir Sobral, finalizando no Terminal Zona Sul.
A SMTT informa que fiscais e motoristas continuarão prestando orientações sobre as mudanças para garantir a adaptação dos usuários.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

