O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou que acionou o Itamaraty para avaliar possíveis medidas de assistência à Venezuela após os dois terremotos que atingiram o país na quarta-feira, 24 de junho de 2026. Os tremores causaram a morte de ao menos 32 pessoas e deixaram mais de 700 feridos.
O balanço oficial ainda não contabiliza eventuais vítimas na cidade de La Guaira, localizada no Estado litorâneo vizinho a Caracas, que foi apontada pelo governo venezuelano como a região mais afetada pelos abalos sísmicos.
Em uma publicação nas redes sociais, o presidente Lula expressou sua preocupação e consternação em relação à situação. Ele instruiu o Ministério das Relações Exteriores (MRE) a avaliar, junto à Embaixada do Brasil em Caracas, as condições no país e as possíveis medidas de assistência que o governo brasileiro poderá adotar.
Lula declarou apoio ao governo da presidente interina, Delcy Rodríguez (PSUV, esquerda), ressaltando a importância da ajuda na recuperação das áreas afetadas. O presidente brasileiro destacou a solidariedade do Brasil com a Venezuela, que é considerada um país irmão.
Os terremotos registrados na região central da Venezuela tiveram magnitudes de 7,2 e 7,5, ocorrendo com menos de um minuto de diferença entre si. A presidente interina Delcy Rodríguez informou que La Guaira apresenta “dezenas de edifícios colapsados” e classificou a área como uma “zona de desastre”. Em resposta à crise, o governo venezuelano suspendeu aulas e atividades não essenciais do serviço público, além de disponibilizar hotéis e abrigos para aqueles que perderam suas casas ou tiveram seus imóveis comprometidos pelos tremores.

LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

