A cidade de Manaus, no Amazonas, entrou em estado de alerta após um vazamento de gás estireno que ocorreu nesta quarta-feira, 15 de julho de 2026, em uma indústria localizada no Distrito Industrial I. O Corpo de Bombeiros informou que a situação foi controlada, mas a população deve se atentar aos sintomas e seguir as recomendações de segurança.
De acordo com a Agência para Substâncias Tóxicas e Registros de Doenças dos Estados Unidos (ATSDR), o estireno é um líquido incolor que evapora facilmente e possui um odor adocicado. Contudo, a substância pode apresentar um cheiro forte e desagradável devido à presença de outros produtos químicos. O estireno é amplamente utilizado na fabricação de plásticos e borracha, sendo encontrado em produtos como isolantes térmicos, fibra de vidro, tubos plásticos, peças automotivas e recipientes para alimentos.
Classificado como um produto químico tóxico e inflamável, o estireno vazou de um tanque na indústria. Para evitar uma explosão, a empresa acionou o sistema de segurança, resultando na liberação do gás.
O prefeito Renato Junior determinou a instalação de um Gabinete de Crise e orientou que a população evite circular em um raio de até 30 km da área afetada.
Dentre as principais recomendações das autoridades e especialistas estão: o uso de máscaras de proteção ao circular pela região; afastar-se imediatamente caso sinta um odor forte; evitar acender chamas ou ligar equipamentos elétricos em locais com odor; manter os vidros dos carros fechados ao passar pela área e abrir janelas de casa se houver cheiro no interior; desligar sistemas de ar-condicionado que captem ar externo; e proteger grupos vulneráveis, como crianças, gestantes, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, até o momento, pelo menos 16 pessoas foram atendidas em unidades de saúde com quadro clínico devido à exposição ao estireno. A orientação é que qualquer pessoa que apresente sintomas procure ajuda médica imediatamente.
LEIA TAMBÉM
Bombeiros controlam incêndio em fábrica da Colcci em Itajaí após 16 horas de combate
16 de julAdolescente desaparece no mar em Copacabana, Rio de Janeiro
16 de julVazamento de gás esvazia 30 casas em Osasco; Corpo de Bombeiros atua na ocorrência
15 de julReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

