MORRE EM ARACAJU A EX-SENADORA MARIA DO CARMO AOS 83 ANOS

Faleceu neste sábado (31), aos 83 anos, a ex-senadora Maria do Carmo Alves, vítima de câncer no pâncreas com metástases hepáticas. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Lucas, em Aracaju, onde realizava hemodiálise. Viúva do ex-governador de Sergipe, João Alves, Maria do Carmo deixa filhos, netos e irmãos. O velório será realizado às 23h deste sábado, e o sepultamento está marcado para as 16h deste domingo (1º de setembro), no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju.

Maria do Carmo Alves nasceu em Cedro de São João, Sergipe, em 23 de agosto de 1941, filha de João Batista do Nascimento e Marinete Alves do Nascimento. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1966. Nas eleições de outubro de 1998, foi eleita senadora por Sergipe na legenda do Partido da Frente Liberal (PFL), tomando posse em fevereiro de 1999. Ela se destacou como a primeira mulher eleita senadora pelo estado de Sergipe e a primeira mulher a cumprir três mandatos consecutivos no Senado Federal, até 2022, já pelo Partido Progressistas (PP).

Durante sua despedida no Senado, Maria do Carmo relembrou sua trajetória parlamentar e os principais projetos que apresentou e relatou, destacando sua dedicação à luta contra a violência doméstica e à ampliação do espaço feminino no mercado de trabalho, na ciência e na política. “Trabalhei continuamente para enfrentar a violência doméstica contra a mulher e garantir o espaço feminino no mercado de trabalho, na ciência e na política. Acredito que pensar em políticas públicas de gênero é pensar também em desenvolvimento econômico”, destacou a ex-senadora.

Ela também ressaltou seu empenho na ampliação de oportunidades na educação, especialmente por meio de projetos que garantiram a continuidade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o reforço em seu financiamento.

Maria do Carmo Alves deixa um legado importante para a política brasileira, marcado por sua defesa de direitos e pela luta pela igualdade de gênero.

Acompanhe também o 93 Notícias nos seguintes canais: WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok, X Antigo, Twitter e YouTube.