- Foto: Arquivo CMA
Faleceu no início da noite de hoje, quarta-feira 25 de setembro, o contador e Fiscal de Tributos aposentado da Secretaria de Estado da Fazenda, Pedro Ferreira de Barros, aos 92 anos. Natural de Japaratuba, nasceu no dia 17 de março de 1932, na Fazenda Sapé.
No início dos anos 60, montou um escritório de contabilidade em Propriá, onde, durante muitos anos, exerceu atividade profissional. Logo após a instalação do Governo Militar, em 1964, foi nomeado interventor municipal de Propriá, em substituição ao então prefeito Geraldo Maia, deposto pelo regime.
Foi casado com Célia Lopes de Barros (já faleida), com quem teve 10 filhos, entre os quais a juíza aposentada Maria de Fátima Barros. Fundador do Escritório Barros & Filhos Contabilidade, exerceu diversos cargos no Governo de Sergipe, a exemplo da Secretaria da Casa Civil e adjunto da Fazenda do Estado de Sergipe e auditor fiscal de carreira. Membro da Academia Sergipana de Letras, ocupou a cadeira nº 22.
No dia 28 de novembro de 2017 recebeu o título de Cidadão Aracajuano outorgado pela Câmara Municipal, mediante projeto de autoria do vereador Elber Batalha Filho.
O velório será realizado no Cemitério Colina da Saudade, onde será sepultado nesta quinta-feira (26), às 16 horas.