Senai abre 11,8 mil vagas em cursos gratuitos e pagos

Há oportunidades no formato presencial e remoto em diferentes estados brasileiros

Redação, 15 de Fevereiro , 2024

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com 11.885 vagas para cursos gratuitos e pagos. Há oportunidades no formato presencial e remoto em diferentes estados brasileiros.

Os cursos são em diversas áreas do conhecimento, como Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Couro e Calçados, Eletroeletrônica, Logística, Madeira e Mobiliário, Polímeros e Tecnologia da Informação. São 5,8 mil vagas totalmente gratuitas.

Os cursos gratuitos do Senai

Amapá
O Senai-AP, na Unidade de Macapá, tem vagas disponíveis para cursos de áreas de Segurança do Trabalho, produção de Ovos de Páscoa, PowerBI, Excel Básico e Avançado e tantos outros. Ao todo são mais de 150 vagas, em sete cursos rápidos presenciais no período noturno.

Distrito Federal
O Senai-DF está com 250 vagas abertas em cursos gratuitos. São 160 oportunidades pelo Programa SENAI de Gratuidade Regimental, em cursos técnicos, de qualificação profissional e de aperfeiçoamento nas modalidades presenciais, semipresenciais e a distância.

As outras 90 vagas são pelo programa DF Inova Tech, que é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), executada pelo Senai-DF. O objetivo é qualificar pessoas para o setor produtivo, estimulando a inovação. 

Minas Gerais
O Senai-MG está com 5,5 mil vagas para cursos técnicos. O diferencial está no valor da primeira mensalidade, que é R$ 79,90 para todos os cursos. Já as demais mensalidades têm valor fixo e variam conforme o curso e a unidade escolhidos. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de fevereiro pelo site da FIEMG. 

Entre as modalidades de cursos disponíveis estão: Técnico em Logística; Técnico em Mecânica; Técnico em Eletrotécnica; Técnico em Vestuário; Técnico em Soldagem; Técnico em Segurança do Trabalho; Técnico em Refrigeração e Climatização; Técnico em Redes de Computadores; Técnico em Química; Técnico em Qualidade; Técnico em Planejamento e Controle de Produção; Técnico em Panificação; Técnico em Modelagem do Vestuário; Técnico em Mineração; Técnico em Metalurgia; Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Mecatrônica. 

As inscrições para os cursos técnicos do SENAI-MG podem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário de pré-matrícula no site da FIEMG.

Paraíba
O Senai-PB está com 944 vagas para cursos de aprendizagem industrial técnica e básica, nas cidades de João Pessoa, Bayeux, Caaporã, Campina Grande e Sousa. As empresas interessadas devem fazer a reserva de vagas até o dia 29 de fevereiro de 2024, através de um formulário de cadastro.

As vagas estão distribuídas em cursos nas áreas de Alimentos, Couro e Calçados, Eletroeletrônica, Eletrotécnica, Gestão, Logística, Metalmecânica, Tecnologia da Informação e Vestuário. O resultado será divulgado via e-mail cadastrado no requerimento e fica sob responsabilidade da empresa encaminhar o candidato para efetuar sua matrícula na unidade ofertante.

Piauí
O Senai-PI abriu inscrições para o preenchimento de vagas dos Cursos Técnicos de Nível Médio, na forma subsequente ao ensino médio, na modalidade presencial. Os cursos serão ofertados de forma gratuita pelas unidades de ensino de Teresina e Parnaíba.

O Programa Senai de Gratuidade Regimental – PSGR destina vagas de gratuidade regimental a pessoas de baixa renda, preferencialmente, trabalhador, empregado ou desempregado. As inscrições são gratuitas e serão realizadas até o preenchimento das vagas ofertadas, considerando-se o cadastro de reserva (excedentes). 

Rio Grande do Sul
O Senai-RS lançou um novo edital do Programa de Qualificação para a Indústria Gaúcha com 4,5 mil vagas gratuitas para público em geral. São 40 cursos com mais de 160h que serão disponibilizados em 35 unidades do Senai-RS, em 29 cidades, conforme a demanda das indústrias de cada região.

As áreas abrangidas no Programa são: Alimentos e Bebidas; Construção Civil (Edificações, Instalações e Pesada); Couro e Calçados; Eletroeletrônica; Logística; Madeira e Mobiliário; Metalmecânica (Fabricação Mecânica, Mecânica, Metalurgia e Soldagem); Polímeros e Tecnologia da Informação. As inscrições devem ser feitas presencialmente nas unidades operacionais do SENAI-RS. Os candidatos devem ter mais de 18 anos e assinar a autodeclaração de baixa renda.

Tocantins
O Senai-TO está disponibilizando 824 vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional.  A oferta abrange diversas áreas e será distribuída nas unidades do Senai em Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Taquaralto.

As cargas horárias variam de 8 a 230 horas, contemplando cursos presenciais e semipresenciais, com previsão de início entre fevereiro e junho. Interessados devem entrar em contato com as respectivas unidades do Senai para obter mais informações e realizar inscrições. 

 

CatracaL


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?