Fernanda Gentil é diagnosticada com doença rara

Redação, 27 de Fevereiro , 2024 - Atualizado em 27 de Fevereiro, 2024

A apresentadora da Rede Globo, Fernanda Gentil, 37 anos, surpreendeu seus seguidores ao revelar pelas redes sociais que foi diagnosticada com a paralisia de Bell, doença que paralisa um lado do rosto. Em seu depoimento, a jornalista explicou que os sintomas. "Percebi que o lado da esquerda, que era justamente o que estava incomodando minha boca, não estava correspondendo com o lado da direita', conta Fernanda.

Pelo seu canal no YouTube, Fernanda revelou que sentiu os primeiros sintomas quando reencontrou seu filho, que estava viajando com o pai durante o carnaval. "Quando ele chegou, eu obviamente agarrei ele, abracei, beijei, espremi e senti que fiquei com a boca meio dormente. Passou aquela euforia toda, esqueci, distrai".

Os sintomas ficaram mais intensos no dia seguinte, em meio ao trabalho: "Comecei a mandar vários beijos e não saía, a boca não firmava, sabe? Percebi que o lado da esquerda, que era justamente o que estava incomodando a minha boca, não estava correspondendo com o lado da direita". 

Fernanda Gentil procurou um hospital e fez exames para ter um diagnóstico, quando foi diagnosticada com Paralisia de Bell, que é uma condição que afeta os músculos de um lado do rosto, causando enfraquecimento repentino. 

O que é paralisia de bell?

A paralisia de Bell é uma condição em que a pessoa sofre uma paralisia de um dos lados do rosto. Essa é uma condição relativamente rara, que também pode ser chamada de paralisia facial periférica. A doença pode afetar pessoas em todas as faixas etárias.

A paralisia de Bell é causada por uma inflamação do nervo da face, que é o responsável por levar os comandos do cérebro até a região, permitindo os movimentos. Essa inflamação do nervo da face, por sua vez, pode ser ocasionada por infecções virais (como o cobreiro e a herpes) e também por condições imunológicas, em que o sistema de defesa do organismo acaba por atacar o próprio corpo.

Quais os sintomas de paralisia de Bell?

– dor atrás do olho;
– fraqueza nos músculos de um dos lados da face;
– dificuldade em piscar, fechar o olho, sorrir e enrugar a testa;
– dificuldade em sentir o gosto de algumas comidas;
– olho seco;
– salivação excessiva, que escorre dos lábios;
– problemas ao mastigar a comida;
– sensibilidade aos sons altos;
– dor na parte de trás da orelha;
– sensação de que a face está torcida em direção a um dos lados;
– problemas de dicção; e
– dor de cabeça.

Com informações da RedeDor


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?