PNUD pede urgência nas ações pelo clima em campanha global

Redação, 25 de Março , 2024

Telespectadores ao redor do mundo que assistirem aos boletins meteorológicos terão uma surpresa – uma previsão do tempo especial sobre o futuro do clima em 2050. Embora o formato seja familiar, as previsões realizadas – por crianças – não serão. Esses jovens meteorologistas se uniram ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na campanha Weather Kids, criada em parceria com a Organização Meteorológica Mundial (OMM) e The Weather Channel, carro-chefe da Weather Company. Apoiada por celebridades globais e Embaixadores da Boa Vontade do PNUD, incluindo a atriz malaia vencedora do Oscar, Michelle Yeoh, a atriz americana Connie Britton, e o ator dinamarquês Nikolaj Coster-Waldau, a campanha faz parte dos esforços do PNUD para ampliar a conscientização sobre os impactos da mudança global do clima e mobilizar as pessoas em todo o mundo para que adotem medidas significativas em relação às mudanças climáticas para as gerações futuras.

O filme alerta os espectadores que o aumento das temperaturas continuará a gerar mais impactos catastróficos resultantes das mudanças climáticas tanto na população quanto na economia global. Estão previstos: impacto em 94% das crianças do mundo, ameaças à segurança alimentar e aumento potencial nas contas dos contribuintes globalmente de biliões de dólares. “Está tudo uma loucura! As escolas estão fechadas porque está muito quente. Os incêndios florestais estão queimando cidades inteiras. E as enchentes estão deixando tudo molhado e nojento”, anuncia um jovem apresentador. 

A previsão termina com um apelo poderoso das crianças: “Não se trata apenas de um boletim meteorológico para nós. É nosso futuro”. Os espectadores são incentivados a firmar um compromisso para agir, tomando decisões financeiras alinhadas com a sustentabilidade e educando-se sobre soluções climáticas e acordos globais. A nova série de vídeos do PNUD, Ação Climática Explicada, narrada pelo ator Nikolaj Coster-Waldau, que complementa a campanha, destaca algumas das soluções concretas já em andamento. 

“As Garotas e Garotos do Tempo acrescentam uma voz poderosa para nos alertar sobre um futuro que certamente vai se materializar se não tomarmos medidas climáticas significativas hoje”, declarou Achim Steiner, Administrador do PNUD. “A contínua inércia em relação às mudanças climáticas vai levar a um planeta cada vez mais inabitável para as ‘crianças de hoje’ e para as gerações futuras. Só poderemos corrigir o curso se nos movermos com velocidade e escala agora. Isso inclui descarbonizar nossas economias e promover o acesso à energia limpa e acessível a todos; proteger e restaurar nosso mundo natural; e capacitar as comunidades para que tenham voz nos compromissos climáticos de seus países”. 

A campanha Weather Kids integra os esforços do PNUD para inspirar o debate público e mobilizar ações sobre a mudança global do clima rumo às negociações climáticas da COP30, que serão realizadas no Brasil em 2025. A COP30 marcará o aniversário de dez anos do Acordo de Paris de 2015 e representa oportunidade ímpar para colocar o mundo em um caminho alinhado com a limitação do aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius, à medida que os países apresentam uma nova rodada de ações e objetivos climáticos que planejam adotar. Esses planos – conhecidos como “Contribuições Nacionalmente Determinadas” (NDC na sigla em inglês) – estão no cerne da luta global contra as mudanças climáticas. 

A Weather Kids tem apoio no extenso trabalho do PNUD sobre mudanças climáticas e ações globais pelo clima. O recém-criado Centro Climático do PNUD fornece o maior portfólio de apoio do Sistema ONU à ação climática em quase 150 países. A iniciativa Promessa Climática, do PNUD, tem apoiado ações para combater o aquecimento global, atuando com 85% dos países em desenvolvimento em suas submissões de NDC. 

Projetadas para imitar os boletins meteorológicos que os telespectadores vêem todos os dias, as previsões do tempo da campanha foram desenvolvidas utilizando dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e da plataforma de dados Horizontes Climáticos, do PNUD. 

A campanha Weather Kids será veiculada em canais de notícias em mais de 80 países. Esse alcance global foi possível graças a uma ampla coligação de parceiros, muitos dos quais doaram seu tempo e serviços para essa causa comum. Além dos parceiros principais – Organização Meteorológica Mundial (OMM) e The Weather Channel, carro-chefe da Weather Company – o PNUD gostaria de agradecer a: Activista; Terra X; Fundação Pvblic, The Artery, ICCO (Organização Internacional de Consultoria em Comunicações) e SAWA (Global Cinema Advertising Association) e sua rede de membros. 

Mais informações no site da campanha: https://www.weatherkids.org/ 



Website: http://www.weatherkids.org 

Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc