Eventos em Aracaju irão discutir cenários e futuro da educação

Redação, 04 de Maio , 2024

Um momento de discussões e reflexões sobre o momento atual da educação no Brasil e no mundo, além dos cenários que se desenham para o ensino no futuro. Assim serão o 13º Encontro Internacional de Formação de Professores (Enfope) e o 15º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional (Fopie), que acontecerão entre os dias 22 e 24 de maio, no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju. Os eventos são promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unit (PPED/Unit), juntamente com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). 

Durante o evento, acontecerão uma série de palestras, apresentações de trabalhos acadêmicos, oficinas e mesas-redondas, nas quais pesquisadores e professores da Unit e de outras instituições irão expor e trocar ideias com os participantes sobre diversos temas relacionados à educação. Eles passam por questões que vão da formação de professores e das avaliações externas nos sistemas de ensino até a educação à distância e a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “São temas relevantes, que contribuem para a transformação social e que precisam ser discutidos em um futuro que nós não sabemos o que nos aguarda”, diz Andréa Karla Ferreira Nunes, professora do PPED/Unit e coordenadora dos eventos.  

Ela se refere ao tema “Educação em diferentes tempos e espaços: a importância da escola na transformação social e os futuros incertos”, que abordará as demandas e desafios impostos aos sistemas e profissionais da educação pelos avanços tecnológicos, pelos desdobramentos da pandemia de Covid-19 e por outros problemas. “Primeiro, porque a pandemia nos mostrou a importância da escola como transformação social, e que ela precisa estar nesse espaço de construção da sociedade. Depois, a própria Unesco tem nos alertado que houve muitas mudanças em termos de tecnologia, de trabalho, métodos de como se aplica a educação… A gente precisa discutir métodos educativos para esses futuros incertos”, destacou. 

Entre os palestrantes, estão as professoras Betânia Leite Ramalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Marilene Santos e Tereza Simone Santos de Carvalho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS); e Eva Garcia Redondo, da Universidad de Salamanca (Espanha); além dos professores Marcos Vinicius Francisco, da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR); e Regilson Maciel Borges, da Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG). 

Troca de experiências

Um dos espaços do evento será dedicado à participação de professores das escolas públicas estaduais e municipais de Aracaju, além de representantes da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc/SE) e da Fundação Pedro Paes Mendonça, que mostrarão práticas e experiências bem-sucedidas dentro das unidades de ensino. Outro será voltado para a apresentação de pesquisas e trabalhos acadêmicos na área de Educação, que serão expostos pelos próprios autores em espaços de 15 minutos, distribuídos por 12 grupos de trabalho. 

Ainda de acordo com Andréa Karla, Enfope e o Fopie buscam trazer temas da atualidade e pesquisadores do Brasil e do exterior, que apresentarão várias formas de perceber o mundo contemporâneo na educação. “É um momento de se capacitar e até de incentivar muita gente a prosseguir nos estudos. Eu acho que um evento como esse faz com que o professor, e aquele que trabalha na educação, perceba que o fazer dele tem desdobramentos a partir de uma teoria. Isso é muito importante. É perceber que o que ele faz na sala de aula não é um ato isolado: é um ato em que ele pode cada vez mais, nestes momentos de troca de conhecimento, aperfeiçoar a prática dele. Seja como estudante, como professor da educação ou como pesquisador”, afirma.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?