Energisa prepara rede elétrica para a alta estação

Intensificação da manutenção minimiza interrupções no fornecimento de energia no período do verão e de festividades

Redação, 07 de Janeiro , 2020 - Atualizado em 07 de Janeiro, 2020


Tradicionalmente, os hábitos dos brasileiros são modificados nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro - época de férias, viagens e festividades. Durante esse período, a Energisa Sergipe também coloca em prática o Plano Verão para prevenção, inspeção e manutenção da rede elétrica em todos os municípios em que atua, conforme mapeamento das áreas de maiores fluxos de pessoas.

O objetivo é intensificar o trabalho realizado continuamente ao longo do ano e, assim, minimizar interrupções nas unidades consumidoras no período de festividades, como Réveillon e Carnaval, e também em hotéis, pousadas, bares e restaurantes, que costumam receber mais clientes por conta das férias de verão. Em Aracaju, por exemplo, a área prevista para maior concentração de pessoas é a Orla da Atalaia.

De acordo com a coordenadora de Planejamento e Programação da Energisa Sergipe, Erika Ferrari, as ações intensificadas de vistorias e manutenções seguem até o Carnaval, quando o foco será dado aos municípios que realizam os festejos e reúnem um maior número de pessoas. “Nós fizemos uma parceria com a Secretaria de Turismo do Estado para identificar os locais de maiores fluxos de festejos e férias, como a Orla da Atalaia, Caueira e Neópolis, durante o período de realização do Plano Verão. Após esse mapeamento, realizado em setembro de 2019, a intensificação foi iniciada. Preparamos uma verdadeira força-tarefa para minimizar qualquer imprevisto que possa vir a ocorrer”, explica a coordenadora.

O Plano Verão envolve equipes compostas por profissionais capacitados para realizar a inspeção e manutenção. Até o momento, já foram realizados mais de 1300 serviços, como substituição de isoladores, postes, cabos elétricos, emendas e cruzetas.

Simulações

Mesmo com os diversos serviços de prevenção sendo desempenhados pela concessionária de energia, a preparação das equipes para agir de forma rápida e efetiva em casos de interrupções é fundamental para garantir a qualidade da prestação de serviços ao cliente. Dessa forma, a concessionária realiza simulações constantes entre as equipes para avaliar o seu desempenho.

O coordenador de Planejamento da Qualidade de Energia da Energisa Sergipe, André Dantas, explica que as simulações são feitas em qualquer época do ano e de forma inesperada. De acordo com ele, o intuito é reforçar os procedimentos de reestabelecimento de energia, principalmente em situações de contingências, tomando como base o Plano de Contingência da empresa, que especifica como cada área deve proceder nos mais diversos níveis de situações. “Assim, conseguimos medir e avaliar nosso tempo de resposta em possíveis casos de maior complexidade e o quanto estamos preparados para uma possível contingência da vida real”, destaca o coordenador.

Monitoramento Climático

Para que também possa atuar de forma preventiva em casos de mudanças climáticas, a Energisa firmou parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para implantação de um moderno sistema de monitoramento climático da área de concessão das onze distribuidoras do Estado. O sistema consegue prever chuvas intensas com maior exatidão, bem como, acompanha a ocorrência de tempestades em tempo real, antecipando-se às precipitações e podendo prevenir possíveis danos à rede de distribuição.

A ferramenta implantada capta imagens mais detalhadas, permitindo, assim, uma leitura mais precisa da meteorologia. Dessa forma, a concessionária beneficia seus consumidores ao conseguir realizar um planejamento prévio e direcionar suas ações para melhor solucionar situações envolvendo condições climáticas adversas.

Em casos de ocorrências que fogem do controle da Energisa e podem causar rompimento dos cabos, como colisão em postes ou objetos estranhos presos à rede elétrica, a empresa alerta que a população jamais deve aproximar-se do local e sim, informar o ocorrido utilizando o número 0800 079 0196.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc