Maria do Carmo fala sobre os 16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero

Redação, 23 de Novembro , 2020

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) falou hoje sobre a importância da campanha mundial 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. “Esse é um período para potencializarmos as ações de conscientização da sociedade sobre as várias formas de agressão praticadas contra a meninas e mulheres. Infelizmente, essa é uma luta não só do Brasil, mas de todo o mundo”, afirmou.

Os 16 dias foram iniciados no último dia 20 e se encerram em 10 de dezembro. “É um momento de mobilizarmos todos os segmentos da sociedade civil e poder público para se engajarem nesse combate à violência de gênero, praticada diariamente pelos mais diversos atores sociais e nos mais variados locais, especialmente, dentro de casa”, disse Maria do Carmo, lembrando que o Brasil é o quinto do ranking mundial em feminicídio. “É inaceitável tudo isso. Não podemos tolerar que em nosso país uma menina, com idade média de até 13 anos, seja estuprada a cada 15 minutos”, sentenciou.

A senadora citou, também, dados do Monitor da Violência. De acordo com os números, no primeiro semestre de 2019 foram registrados 1.848 homicídios praticados contra mulher; no mesmo período, contabilizaram-se 622 feminicídios. Nos primeiros seis meses de 2020, foram 1.890 homicídios e 631 feminicídios. “Vivemos uma situação vexatória que ficou ainda pior nesse período de pandemia, onde vítimas e algozes, por vezes, precisaram ficar isolados sob o mesmo teto”, disse Maria do Carmo.

Além da agressão física, cujas marcas ficam pelo corpo, as mulheres sofrem várias outras formas de abuso. Conforme a Lei Maria da Penha, existem, ainda, a violência patrimonial, violência sexual, violência moral e violência psicológica. “Todas elas são danosas e não podemos aceitar. É preciso combater e fazer pesar o rigor da lei contra os agressores”, afirmou a parlamentar. 

Fonte: Agência Brasil


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc