Yoga contra o estresse: 4 posturas relaxantes

Yogateria

Redação, 25 de Novembro , 2020 - Atualizado em 25 de Novembro, 2020

O estresse é um dos desconfortos mais sutis e preocupantes da atualidade, pois se manifesta com sintomas difíceis de enquadrar, mas que podem levar à debilitação física e emocional. A combinação dos asanas com a técnica de respiração do pranayama tem como objetivo relaxar as pessoas que os praticam e, portanto, combater os fenômenos estressantes que são vivenciados na vida cotidiana. Utilizar acessórios, como blocos de yoga, almofadas ou bolsters, durante a prática de yoga é uma ótima opção para quem busca um profundo relaxamento.

Cada vez mais a comunidade científica vem estudando o estresse e a sua relação de causa-efeito, mas que pode ser efetivamente eliminada com a prática do yoga.  Além de trazer o bem-estar, o yoga aumenta a autoconsciência e a força interior das pessoas.

POSIÇÕES DE YOGA PARA ALIVIAR O ESTRESSE

A Postura do Cachorro Olhando para baixo -  Embora aparentemente esta posição não envolva movimentos complexos ou torções, é muito importante para neutralizar o estresse. Para entrar na posição de montanha, flexicione o tronco para baixo e caminhe com as mãos até que o corpo forme uma espécie de V. invertido. Os calcanhares empurram para baixo em direção ao tapete, o pescoço fica relaxado e as mãos bem abertas. Nessa posição, é possível começar a respirar conscientemente, ouvindo a ar entrando e saindo pelo nariz, acompanhando seu movimento natural.

Postura Semi Lotus com Mudras - Este asana, muito simples, requer sentar-se com as pernas cruzadas e unir o polegar e o indicador em Chin Mudra (o mudra que sela nossa energia). Nessa posição deve-se iniciar uma sessão de respiração controlada  que ajude a relaxar o corpo e aumentar o fluxo de sangue. Ao inalar, inflame o peite, encha os pulmões até a parte mais alta, ao exalar solte lentamente o ar. Essa também é uma ótima postura para meditação, que pode ser feita no início ou no final da sua pratica de yoga.

Postura da criança - Comece na posição ajoelhada e lentamente coloque o tronco e a cabeça no chão. As mãos e os braços são mantidos bem estendidos na altura do quadril permitindo dissolver as tensões acumuladas na região do pescoço e das costas. Essa postura é muito benéfica, além de relaxar todo o corpo, diminui a ansiedade e o fluxo de pensamentos.

Postura da árvore - Perfeita porque requer concentração para ser executada da melhor forma. A posição da árvore é realizada em pé, trazendo a sola do pé direito sobre a parte interna da coxa esquerda. Se for muito difícil, pode simplesmente colocar a sola do pé direito no tornozelo esquerdo e permanecer com as mãos cruzadas na frente do coração. O torso deve ser mantido ereto e as mãos devem ser alongadas até que se juntem no ponto mais alto acima da cabeça. Esta postura exige equilíbrio, clareza e força, por isso pode ser implementada quando o estresse atinge picos elevados.

Sobre Yogateria | uma marca de produtos de yoga e bem-estar que nasceu da intenção de colocar um tapete de yoga na casa de cada brasileiro e de ajudar a fazer milhões de pessoas mais felizes. Com produtos testados e amados por yogis em todo o mundo, conquistou também os brasileiros com sua alta qualidade, estilo, inovação, consciência ambiental, entrega rápida e excelente custo-benefício.

 

 

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc