Câmara promove Seminário de Acolhimentos dos vereadores eleitos

Redação, 11 de Dezembro , 2020


Foto: César de Oliveira

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou nesta quinta-feira, 9, um Seminário de Acolhimento dos vereadores eleitos para o quadriênio 2021/2024 na Escola do Legislativo Profª. Neuzice Barreto de Lima, Farolândia.

A finalidade do encontro segundo o presidente da Casa, Nitinho (PSD) é apresentar o funcionamento dos setores do Poder Legislativo Municipal. “Esse é o primeiro encontro de acolhimento de vereadores eleitos da Câmara Municipal de Aracaju. Há 24 anos quando entrei na Casa tive dificuldade de entender o Parlamento e hoje à frente da Câmara estou tendo a oportunidade de apresentá-la aos vereadores”, ressaltou.

Na parte da manhã, os vereadores eleitos puderam interagir com os demais colegas de Parlamento além de conhecerem as normas e protocolos, como noções gerais sobre a Legislação Interna da CMA. Os parlamentares da próxima legislatura assistiram a apresentação da Diretora de Comunicação da Casa, Alexandra Brito sobre o funcionamento da comunicação da Casa e as ações da equipe diante da agenda parlamentar. O cerimonialista da Casa, Lupércio Santos abordou algumas regras de etiqueta, funcionamento e funções do setor. Finalizando o período da manhã, a vereadora Emília Corrêa tratou sobre a importância da atividade parlamentar para uma sociedade com igualdade de direitos.

Em uma roda de conversa, os vereadores eleitos tiveram a oportunidade de se apresentarem e abordarem o planejamento de seus mandatos. Os vereadores eleitos de primeiro mandato destacaram a importância deste momento. Joaquim da Janelinha, por exemplo, considerou que é uma grande oportunidade de conhecer os trâmites da Casa. "Nós, vereadores de primeiro mandato ainda não sabemos de fato como funciona o Poder Legislativo e esse seminário trata de minúcias que irão nos ajudar", revelou Sargento Bayron.

No mesmo sentido, Sávio Neto de Vardo da Lotérica agradeceu a oportunidade e iniciativa por todo conhecimento adquirido durante toda manhã. "A gente chega um pouco perdido e esse seminário nos acolhe e contribui para conhecermos como funciona a Câmara", observou Breno Garibaldi.

Novos conhecimentos sobre o Poder Legislativo Municipal foi o que o Paquito de Todos foi em busca nesta manhã no seminário. "É fundamental que todos nós tenhamos conhecimento e levar para a Câmara todo esse aprendizado", acrescentou.

Atenta as palestras, Professora Ângela Melo ressaltou o primeiro contato com as atividades legislativas. "Conhecimento é fundamental para todos, mas em especial para quem está iniciando a vida parlamentar", pontuou. Também iniciante na vereança, Linda Brasil disse que pôde tirar algumas dúvidas existentes quanto a atividade parlamentar. "Não tenho dúvidas que tudo que ouvimos hoje irá contribuir para o nosso mandato", disse agradecida. Já Sheyla Galba, lembrou que o papel do vereador é fiscalizar, mas que para isso precisa conhecer bem como funciona a administração da Casa e todos os processos que a envolvem.

Binho revelou que pode durante o seminário, esclarecer algumas dúvidas acerca da vida parlamentar. Conhecer o dia a dia da Casa Legislativa e seus trâmites era o objetivo de Ricardo Marques durante a realização do seminário. "Seminário de acolhimento: é bem salutar para esse momento em que a Câmara estará vivendo com a chegada dos novos vereadores", opinou.

Segundo o vereador eleito, Pastor Eduardo Lima, conhecimento nunca é demais. "Ser bem informado, ser bem recebido, saber como proceder é muito importante para os próximos quatro anos", disse. De acordo com Cícero do Santa Maria, agregar conhecimento sobre o processo legislativo é fundamental. “É bom estaremos preparados para assumir o mandato”, pontuou. Ricardo Vasconcelos disse que todos os eleitos têm consciência de sua responsabilidade, agora é reunir forças para transformar Aracaju e fazer um bom mandato para seus moradores. Fabiano Oliveira agradeceu o acolhimento recebido da CMA e a oportunidade de aprimorar conhecimentos.

Já os vereadores reconduzidos a CMA, destacaram a importância de acolhimento aos vereadores que chegam a Casa Legislativa. "Queria ter tido essa oportunidade de recém chegado a Câmara e ter tido esse suporte inicial", afirmou Fábio Meireles. O vereador disse ainda que o seminário passa informações imprescindíveis aos que chegam, além de troca de experiências com os parlamentares veteranos. Anderson de Tuca afirmou que tanto as informações iniciais do seminário quanto o dia a dia no parlamento Municipal dão uma base para os vereadores exercerem seu mandato da melhor forma. Bittencourt também destacou a relevância em congregar vereadores veteranos e novatos neste seminário. “A atividade legislativa é de fora para dentro da Casa e a gente também precisa entender o processo interno que muitas das vezes chegamos sem entender como funciona”, disse. 

Organização 

O Seminário de Acolhimento dos vereadores eleitos foi organizado pela Escola do Legislativo juntamente com a CMA, através da Superintendência de Assuntos Institucionais da CMA. O diretor da Escola, Vander Costa, explicou a iniciativa. “Este seminário representa um momento de acolhimento e interação dos vereadores eleitos. É, na verdade uma oportunidade de os parlamentares esclarecerem dúvidas a respeito as sua atuação como parlamentar”, explicou.

Complementando a fala de Vander, Jorge Araújo Filho disse que esse é um momento ímpar na Casa, segue um direcionamento da Mesa Diretora da CMA. “Além de acolhê-los, é um momento de apresentá-los a Casa, o seu funcionamento e noções básicas de legislação. Inclusive eles receberam um kit com todos os trâmites e modelos de proposituras que são instrumentos legislativos para a atuação como parlamentares”, finalizou.

Fonte: Ascom CMA


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc