Itabaiana: aulas presenciais da rede municipal retornam dia 8 de fevereiro

A decisão foi tomada após uma reunião entre o município e o Sintese

Redação, 21 de Janeiro , 2021


Após uma reunião para tratar de pautas voltadas para a educação do município de Itabaiana, ficou decidido a retomada das aulas no dia 08 de fevereiro. A reunião aconteceu no gabinete do Prefeito Adailton Sousa e contou com a participação da Secretária de Educação, Márcia Félix, e de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese). 

Nesta reunião realizada na última quarta-feira, 20, foi apresentado o Plano de Retomada das Atividades Educacionais da Rede Pública Municipal de Itabaiana, resultado da criação do Comitê de Gestão contra COVID-19 criado através do Decreto Municipal nº 118/2020 e também do ofício nº 240/2020/SEDUC de 11 de agosto de 2020, com o intuito de planejar o retorno às aulas da forma mais adequada possível e reprogramar o Calendário Escolar do ano 2020, em acordo com as normativas federais e estaduais existentes, e também em conformidade com a legislação sanitária e educacional pertinentes. 

De acordo com Mércia Félix, as aulas retornarão de maneira híbrida, ou seja, com aulas presenciais e onlines. “Criamos um plano de retomada e, através dele, iremos direcionar cada instituição de ensino para que cada uma organize seus planos internos. O funcionamento das aulas irá variar com a quantidade de alunos matriculados e com a estrutura física de cada escola” informou Mércia. 

O Decreto do Governo do Estado sobre o ensino em Sergipe determina que cada município deve tomar as suas próprias decisões sobre o ensino, de acordo com a realidade de cada um frente à pandemia. “Por isso, ainda em 2020, foi instituído o Comitê de Gestão Educacional (CGE), com profissionais da educação, saúde e tecnologia, que organizou um plano de retorno das aulas para 2021 apropriado para o município de Itabaiana”, esclareceu a secretária. 

 PROTOCOLOS SANITÁRIOS 

O município fez a licitação para a confecção de máscaras que serão distribuídas entre os mais de 10 mil alunos da rede municipal de ensino. Além disso, serão disponibilizados tótens com álcool em gel 70% e lavabos móveis nas áreas externas das salas de aula. Haverá controle de quantidade de aluno por sala e restrição diária na movimentação de estudantes. Testes serão realizados entre alunos e profissionais. 

MATRÍCULAS 

Os pais de alunos deverão procurar a instituição de ensino para fazer ou renovar a matrícula, portando todos os documentos necessários. “Estamos com tudo organizado e estamos preparados para esse retorno, adotando todas as medidas necessárias para evitar o contágio pelo Coronavírus”, finalizou Mércia. 

O Plano de Retomada das Atividades Educacionais da Rede Pública Municipal será publicado no Diário Oficial da União. 

Por: Secom Itabaiana


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc