Escola do Legislativo realiza evento sobre o Dia mundial contra Agressão Infantil

Redação, 07 de Junho , 2021

A Escola do Legislativo profª Neuzice Barreto de Lima, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), promoveu um encontro virtual na tarde desta sexta-feira, 4, em alusão ao Dia mundial contra Agressão Infantil. A data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1982, para chamar a atenção para o tema e alertar a sociedade sobre os diversos tipos de violência e agressão que as crianças estão submetidas.

De acordo com a secretária geral da Escola do Legislativo, Maria Agda, o encontro é uma ótima oportunidade de ouvir profissionais que atuam na área no combate contra esta violência. “Promover o diálogo de um assunto tão sério e persistente é uma forma também para ajudar no combate”, pontuou.

Entre os mediadores do evento estava a doutoranda, mestra em direito e engajada na causa, Antonina Galloti, que ressaltou a importância da data.

“Não denunciar não pode ser uma opção, tem que denunciar. Nós vivemos um cenário muito triste e no Brasil não é diferente, pois a cada 15 minutos uma criança é agredida. As agressões podem acontecer em todas as classes sociais, então precisamos levar esta mensagem de combate para todos de todas as formas” explicou.

O conselheiro tutelar no município de Areia Branca, Tiago Fontes, utilizou a oportunidade para reforçar o quanto é importante o poder das denúncias. “Ressalto também que é válido ressaltar que não levar denúncias aos conselhos tutelares também é crime. As denúncias são muito importantes, pois são por meio delas que podemos resolver problemas de violência contra a criança” disse.

Para finalizar, a psicóloga clínica, Maria Fernanda Rosa, destaca o quanto é importante os pais ficarem atentos às mudanças comportamento dos filhos, pois pode ser um indício de sofrimento de violência.

“A violência física é mais fácil de notar por conta das lesões visíveis, então o que a gente recomenda que na hora do banho olhar para o corpo da criança caso apareça alguma mancha, mas ao ter um sono ruim, não consegue dormir ou ter pesadelos, também são sinais, concluiu.

Como denunciar

Para identificar possíveis casos de violência, é necessário ficar atento e escutar a criança, prestar atenção aos detalhes, observar mudanças de comportamento e não se omitir. Se você testemunhar, souber ou suspeitar de alguma criança ou adolescente vítima de negligência, violência, exploração ou abuso, você deve denunciar.

O Disque 100 – Disque Direitos Humanos Nacional – funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são anônimas e analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas, priorizando o Conselho Tutelar.

Além do número de telefone, é possível fazer a denúncia por meio dos seguintes canais: envio de mensagem para o e-mail disquedireitoshumanos@sdh.gov.br, do portal www.disque100.gov.br, da Ouvidoria on-line www.humanizaredes.gov.br/ouvidoria-online/ e ligação internacional +55 61 3212.8400.

Fonte: Ascom CMA


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc