Em live “Parlamento Digital”, Linda Brasil fala sobre Dia do Orgulho LGBTQIA+

Redação, 09 de Junho , 2021

Com o objetivo de aproximar o público dos parlamentares de Aracaju, o ciclo de Lives “Parlamento Digital”, organizado pela Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), convidou na noite de terça-feira, 8, a primeira vereadora trans de Aracaju, Linda Brasil (PSOL), para falar sobre o orgulho LGBTQIA+ (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais, Queer, Assexual e Pessoas Intersexo).

A segunda edição do “Parlamento Digital” apresentou a vereadora mais votada de Aracaju, Linda Brasil, citando alguns requerimentos e projetos de autoria da parlamentar. “Quero agradecer a todos e a todas pelo convite e dizer que estou feliz com a iniciativa e é uma honra fazer parte desta Live neste mês que comemoramos o Orgulho LGBTQIA+ e neste ano, ocupando uma das 24 cadeiras do legislativo tem um significado bem mais importante para mim e para o movimento LGBTQIA+ daqui de Sergipe”, agradeceu.

O jornalista Gabriel Xavier enalteceu a representatividade da Linda Brasil na sociedade por suas lutas e questiona a parlamentar se sua ascensão faz com que influencie a população a se engajar mais em causas sociais. “Com certeza, principalmente neste momento difícil que estamos vivenciando de perseguições aos movimentos sociais.

A minha eleição representa um sopro de esperança neste momento difícil que o Brasil está enfrentando não só com a pandemia, mas com o governo federal que vai de encontro às pautas individuais, aos direitos humanos e a minha eleição foi um processo de construção e eu tenho certeza que todas as pessoas que votaram em mim tinham consciência da necessidade da mudança e da ocupação de uma pessoa que traz a luta a favor dos direitos e não apenas para ocupar um espaço e sim transformar”, disse.

A parlamentar citou que ela está entre as 28 trans que foram eleitas em 2020. “É um momento de muito trabalho, luta e transformação. Foram eleitas 28 pessoas trans conscientes no Brasil e eu sou a primeira de Aracaju. E, entrar nesses espaços que não nos representam, você tem que provocar transformação. Eu preciso ter coragem para transformar essa estrutura”, explicou.

A jornalista Martha Mendonça relembra que o mês que celebra a importância do movimento LGBTQIA+ com diversos eventos on-line. “Existem várias datas comemorativas sobre a luta e a resistência LGBTQIA+, cada uma tem um significado diferente e importante e este mês se chama Orgulho, por que ficou conhecido pela luta da comunidade LBGTQIA+ pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. Contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades e a partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas”, explanou.

Questionada pelo jornalista Gabriel Xavier sobre a vacinação contra a COVID-19, Linda alertou sobre a importância da vacinação. “O índice de mortes ainda é alto e espero que a CPI da Covid possa esclarecer sobre tudo que está acontecendo no Brasil. Precisamos que o trabalho da prefeitura continue e faço um pedido ao prefeito que faz parte do Consórcio dos prefeitos do Nordeste para que continue a comprar as vacinas”.

Conhecida pelo comportamento transformador, explicou sobre as ameaças sofridas quando foi eleita. “Fui atrás dos meus direitos denunciando e indo ao Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) para descobrir de onde estava vindo os ataques. Aproveito para dizer que é necessário a gente denunciar. Hoje o inquérito corre em segredo de justiça”, declarou.

Finalizando, a vereadora faz um balanço da sua gestão. “Há uma resistência sim, mas sigo firme apresentando meus projetos, ações e requerimentos para a nossa cidade trabalhando possibilidades sobre segurança, cidadania, arte e cultura. A gente vai apresentar mais projetos beneficiando a todos e a todas em várias áreas como transporte, direitos humanos, etc., finaliza Linda Brasil.

Fonte: Lucas Oliver/Ascom CMA


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc