Escola do Legislativo promove curso de Libras para servidores

Redação, 23 de Agosto , 2021


Foto: China Tom

A Escola do Legislativo Profª Neuzice Barreto de Lima, vinculada a Câmara Municipal de Aracaju, retomou as atividades presenciais visando a inclusão e a acessibilidade das pessoas surdas. Nesta segunda-feira, 23, o professor Pablo Ramon deu início ao curso de Libras que se estenderá até a próxima sexta-feira, 27, com carga horária de 20h.

O presidente da Casa Legislativa Municipal, Nitinho (PSD), os vereadores Breno Garibalde (DEM) e Sargento Byron (Republicano), o superintendente de Relações Institucionais, Jorginho Araujo, e o diretor da Escola, Wander Costa, participaram da abertura do curso que teve todas as vagas preenchidas. Todas as medidas sanitárias foram respeitadas no ambiente.

Nitinho relatou o trabalho conjunto dos servidores da Câmara para promover a inclusão e deixando o ambiente cada vez mais moderno. “Os funcionários da Câmara estão se dedicando bastante para fazer uma Casa diferente, mais moderna e inclusiva. Este curso é mais um processo de modernização para que todas as pessoas deficientes, que cheguem no parlamento, possam ser atendidos”, frisou.

Inscrito no curso, o vereador Breno Garibalde parabenizou a iniciativa da Escola do Legislativo. “A Escola e o presidente Nitinho estão de parabéns por trazer esta iniciativa. Aqui são disponibilizados vários cursos para os servidores e para a população em geral e o curso de Libras vai contribuir para que possamos nos comunicar de forma igualitária com todos”.

O vereador Sargento Byron, que possui um projeto de inclusão social com pessoas com deficiência, destacou a preocupação da Casa Legislativa em atender todos os públicos. “A iniciativa da Escola do Legislativo em promover um curso de libras, tanto para servidores, como para a população em geral, visa melhorar o atendimento das pessoas que utilizam a Língua Brasileira de Sinais”.

O diretor da Escola, Wander Costa, falou sobre o papel da instituição em atender de forma igualitária toda a população. “O papel da Escola do Legislativo é ampliar o horizonte do conhecimento através do conhecimento profissional, este órgão funciona como uma ponte entre a Câmara e a comunidade, já que estamos de portas abertas para todos”.

O superintendente de Relações Institucionais comentou a capacitação profissional dos servidores como prioridade da Escola. “Estamos iniciando o curso de libras voltado aos servidores da Casa, sendo o primeiro curso presencial após o início da pandemia. O curso está cumprindo todas as medidas sanitárias exigidas, respeitando os protocolos, para evitar a contaminação. O objetivo deste curso é priorizar os setores da Câmara que prestam atendimento à população para que prestem assistência a todos de forma igualitária”, frisou Jorginho Araujo.

Curso 

O curso gratuito teve todas as vagas ofertadas preenchidas. Os participantes receberão certificado de 20h. O conteúdo abordado foi dividido em a história e a lei sobre libras, a comunidade surda, a cultura surda e a educação bilíngue.

Fonte: Agência Câmara Aracaju


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc