Prefeitura de Macambira inaugura UBS no povoado Jacoquinha

Reforma e manutenção de duas escolas da rede municipal de ensino também foram entregues à população esta semana

Redação, 02 de Setembro , 2021

Saúde e Educação têm sido prioridade na gestão do prefeito Carivaldo Souza. Na última terça-feira, 31 de agosto, a Prefeitura Municipal entregou a Unidade Básica de Saúde Santa Luzia e a reforma e manutenção da Escola Municipal Maria da Conceição Souza à comunidade da Jacoquinha. 

No mesmo dia, os moradores do povoado Manuino também receberam a Escola Municipal Francisco Nascimento Souza totalmente reformada. “Educação e saúde é primordial para uma população, e o povo da Jacoquinha e Manuino merece tudo isto; assim como, todos os nossos municípios. Do jeito que encontramos as duas escolas, fazia até medo cair por cima dos alunos e professores. Vamos dar uma saúde de qualidade, educação de qualidade e o que nós pudermos fazer pelo nosso povo nós vamos fazer. Desde já, quero agradecer a todos aqueles que fazem parte da nossa administração”, contempla o prefeito Carivaldo.

Santa Luzia foi o nome escolhido para o novo posto médico em homenagem à padroeira do povoado. “Esta Unidade de Saúde trará atendimento médico, odontológico, equipe de enfermagem e técnicos ainda mais próximos do povo macambirense“, conta a secretária municipal da Saúde, Acácia Costa.

A estrutura da nova UBS possui salas climatizadas e banheiro com acessibilidade. Essa passa a ser a sexta em funcionamento no município de Macambira e, em breve, mais duas serão entregues às comunidades da zona rural.

Volta às aulas presenciais

Com a entrega das reformas e manutenção das escolas da rede municipal de ensino e adequação aos novos protocolos de segurança sanitária de prevenção a Covid-19, as aulas presenciais foram retomadas de forma híbrida nesta quarta-feira, 1º de setembro.

Para que o retorno fosse feito de forma segura, todos os profissionais da Educação realizaram o teste Covid-19, e os devidos cuidados preventivos estão sendo seguidos tanto pelas equipes quanto pelos alunos. “Estamos fazendo o possível para oferecer uma educação pública de qualidade aos nossos estudantes”, diz a secretária municipal de Educação, Alessandra Meireles. 

A retomada também contou com o apoio da Secretaria da Assistência Social, através do Programa Criança Feliz, e do Programa Saúde na Escola (PSE). As duas equipes prepararam ações lúdicas, com apresentação em todas as escolas, sobre a importância de seguir os protocolos de segurança sanitária. O teatro de fantoche foi utilizado para explicar o uso correto da máscara, álcool em gel, o não compartilhamento de objetos e o distanciamento. Houve ainda palestras, com coach e enfermeiras. Além de que, a aferição de temperatura está sendo realizada na entrada das escolas.

A equipe de Vigilância Sanitária também está visitando as unidades escolares para orientações quanto ao cumprimento das medidas e para que os trabalhos funcionem da melhor forma possível.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc