Nova campanha do TSE incentiva alistamento de jovens

Campanha “Bora Votar!” incentiva o alistamento eleitoral e o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos

Redação, 15 de Setembro , 2021

Se você faz 16 anos antes das próximas eleições, tire seu título eleitoral na internet e “Bora Votar!”. A nova campanha nacional criada pela Secretaria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com foco no eleitorado jovem já estreiou nas emissoras de televisão e rádio de todo o país. 

Assista ao vídeo aqui.

A campanha incentiva o alistamento eleitoral e o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos, que, mesmo não sendo obrigados a votar, podem participar do processo eleitoral e escolher seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo.

O objetivo da ação é estimular o interesse em participar da vida política e conscientizá-los sobre o potencial que o voto tem de mudar a realidade do país. A campanha transmite a mensagem de que o Brasil pertence a toda a população brasileira e que os jovens podem fazer a diferença por meio do voto.

A campanha destaca que votar é um exercício de cidadania que fortalece a democracia. Segundo a iniciativa do TSE, ao votar, a cidadã e o cidadão podem ajudar a mudar o futuro da cidade, do estado, do país. “Portanto, não permita que outras pessoas decidam por você. Por isso, vote porque você pode, vote porque você quer, vote porque você se importa. Não deixe de emitir sua opinião”, alerta a ação.

O vídeo da campanha foi protagonizado por jovens atrizes e atores negros, pardos, indígenas e brancos, retratados em situações cotidianas, indo ao encontro de um dos objetivos da Justiça Eleitoral em suas ações de comunicação: representar a diversidade da população brasileira.

A campanha de conscientização será veiculada nas emissoras de rádio e TV, em veículos de instituições parceiras e nos perfis das redes sociais da Justiça Eleitoral. A ação segue até o dia 31 de dezembro.

Página interativa

O eleitorado jovem a partir de 16 anos de idade conta ainda com uma página no Portal da Justiça Eleitoral totalmente dedicada a esse público, inspirada nos aplicativos de mensagem. A interface traz respostas às perguntas mais frequentes sobre a emissão do título eleitoral feitas por jovens por meio das redes sociais.
 

O que você está buscando?