Quais são os sintomas da nova variante da Covid-19 da África ?

Redação, 28 de Novembro , 2021 - Atualizado em 28 de Novembro, 2021


Uma nova variante do coronavírus, que causa a Covid-19, foi identificada na África do Sul. Chamada de ‘Ômicron’, em referência à 15ª letra do alfabeto grego, utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para nomear as cepas mais preocupantes do vírus, a variante pode ter potencial de transmissibilidade superior ou igual à Delta, a mais alarmante até o momento.


QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA ÔMICRON?


Segundo o biomédico e microbiologista Samuel Arruda, ainda não é possível afirmar que haverá mudança na apresentação clínica da Covid-19 pela Ômicron. Ele acredita que os sintomas sejam semelhantes aos das outras variantes predominantes no Brasil, como Delta e Gama.

O pensamento é compartilhado pela médica e epidemiologista Lígia Kerr, que também é pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). “Ainda é muito cedo para dizer se há diferença entre os sintomas da nova variante. Precisamos de mais tempo”.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os principais sintomas da Covid-19 causados pela variante Delta, por exemplo, são:

Obstrução nasal;
Coriza;
Tosse;
Dor de garganta;
Dor de cabeça;
Irritabilidade;
Falta de apetite;
Diarreia;
Vômitos;
Dor abdominal.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc