Senadora destaca importância da Busca Ativa para garantir retorno das crianças à escola

Redação, 28 de Dezembro , 2021

Defensora de uma ação conjunta entre governos (federal, estadual e municipal) e sociedade para garantir o retorno de todas as crianças à escola, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou a importância do Projeto de Lei 4.458/2021, que declara 2022 como o “Ano da Busca Ativa: Toda Criança na Escola”, proposta pela Subcomissão criada para acompanhar a educação durante a pandemia.

A senadora citou um levantamento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feito em outubro do ano passado, que revelou que cerca de 1,38 milhão de alunos de 6 a 17 anos, haviam deixado de frequentar as aulas presenciais ou à distância. Esses números correspondem a 3,8% dos estudantes matriculados, o que demonstra um índice de evasão mais alto do que a média registrada em 2019, que foi de 2%.

Para ela, o abandono da escola é um reflexo da desigualdade social no país, problema este que comprometeu, ainda, mais o ensino público neste período de pandemia. “Não podemos ignorar o fato de que boa parcela da população não tem recursos para adquirir computadores e muito menos internet para que as crianças e adolescentes pudessem acompanhar as aulas remotas”, disse a parlamentar. 

Maria do Carmo explicou que a proposta que institui a Busca Ativa sugere a implementação de ações que deverão ser coordenadas pela União, com a colaboração dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e da sociedade civil para garantir matricular todas as crianças e adolescentes em idade escolar. “Essa busca, que é uma medida extremamente salutar, ocorrerá por meio da promoção do acolhimento dos estudantes na escola; bem como a garantia da permanência e a recomposição de aprendizagem”, explicou a senadora, ao parabenizar a Subcomissão pela iniciativa. 

A democrata destacou que em fevereiro próximo, o Senado deve realizar uma sessão temática de debates para tratar sobre esse tema, atendendo a Requerimento do senador Flávio Arns (Podemos-PR). O objetivo, de acordo com o autor, “é discutir o impacto da pandemia de Coronavírus sobre a educação, destacando os problemas de abandono e evasão escolar, além da necessidade de uma busca ativa pelo poder público dos estudantes que deixaram os estudos”.

Da Assessoria da senadora Maria do Carmo, com informações da Agência Senado


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc