Acessibilidade – Webinário no MPSE abordará sobre audiodescrição e recursos que tornam fotos mais acessíveis para pessoas com problemas de visão

Redação, 01 de Abril , 2022

O Ministério Público de Sergipe, por meio da Escola Superior (ESMP) e do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, promoverá, no dia 04 de abril, a partir das 14h, o Webinário “A audiodescrição: recurso para acessibilidade das Pessoas Print –Disabled”. O objetivo é abordar os recursos de acessibilidade para pessoas com problemas de visão e ensinar ao público a tornar fotos mais acessíveis.

O evento, destinado a todos os interessados, será transmitido por meio do canal do MPSE no YouTube, e também exibido na sala 01 da ESMP para os participantes que realizarem a inscrição e optarem pela modalidade telepresencial.

A audiodescrição é um recurso que traduz imagens em palavras, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão consigam compreender conteúdos audiovisuais ou imagens estáticas, como filmes, fotografias, peças de teatro, entre outros. O recurso é direcionado ao público com deficiência visual, mas pode beneficiar outros públicos com outras deficiências e idosos. O Print –Disabled (que em tradução livre significa “imprimir desativado”) é usado para facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual ou com incapacidade na leitura de material impresso.

> Palestrantes

O evento virtual terá como palestrantes:

– Professora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Margarida Maria Teles: Pós-Graduada em Arte e Educação pela Escola de Belas Artes da Bahia (EBA/UFBA), Pós-Graduada em Psicomotricidade (UFS) e em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Federal do Ceará, a palestrante possui Curso Adicional de Formação de Professores para Ensino de Pessoas Surdas, pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos. Além disso, é Graduada em Pedagogia pela Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo, foi Diretora de Departamento de Educação Básica, e Coordenou o Centro de Apoio Pedagógico para Deficientes Visuais (período 2003-2008).

– Professora, Pedagoga e Áudio-Descritora, Patrícia Matos Souza Nunes: Licenciada em Educação Física e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, é especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará, em Educação Inclusiva e Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Atlântico.

> Certificação

A certificação está condicionada, para todos os participantes, à prévia realização de inscrição no Sistema de Gestão de Eventos da ESMP/SE (SGE) da Escola Superior, bem como ao registro de presença, que será feito nas seguintes modalidades, conforme o tipo de participante:

1 – Público interno (membros e servidores do MPSE): a presença será aferida mediante registro biométrico, para os que comparecerem presencialmente na sede do MPSE, ou, para os que acompanharem a transmissão via YouTube, mediante preenchimento de formulários disponibilizados no próprio canal do MPSE, devendo o participante ter feito o login na referida plataforma.

2 – Demais participantes: o registro de presença, e o consequente direito ao certificado, somente poderá ser feito de forma presencial, com registro biométrico no local da transmissão (sede do MPSE, andar térreo, Sala 01).

> Limite de vagas

O limite de vagas para comparecimento presencial é de 40 (quarenta) participantes.

> Inscrições

As inscrições para membros e servidores e para o público externo estarão abertas durante o período de 25 de março a 04 de abril, através do Sistema de Gestão de Eventos (SGE) da ESMP/SE.

Clique aqui e faça sua inscrição

> Transmissão

Clique aqui para acessar o canal do MPSE no YouTube

Webinário “A audiodescrição: recurso para acessibilidade das Pessoas Print –Disabled”

Programado para o dia 04 de abril, a partir das 14h

_______________________

Núcleo de Comunicação

Ministério Público de Sergipe


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc