Energisa orienta sobre cuidados com a rede elétrica no período das chuvas

Saiba como evitar acidentes no período chuvoso

Redação, 11 de Abril , 2022

A partir deste mês de abril, a temporada de chuvas em Sergipe se intensifica e algumas situações podem acontecer durante as chuvas e interferir na rede elétrica como alagamentos, raios e quedas de árvores sobre a rede elétrica. A Energisa Sergipe orienta sobre os principais cuidados que a população deve ter neste período para evitar acidentes.

O Gerente de Operação, Daniel Flor, explica que para enfrentar emergências neste período de chuvas, a Energisa tem investido cada vez mais em manutenções preventivas, melhorias e automatização da rede elétrica, além contar com equipes experientes e capacitadas para garantir o restabelecimento com segurança e eficiência.

“A Energisa também conta com um moderno Centro de Operação Integrado que monitora durante 24 horas por dia as condições do sistema elétrico e o número de chamados a realizar, tendo como possibilidade o acionamento de um plano de contingência onde estão previamente definidas ações a serem adotadas para cada nível de contingência que se apresente, como por exemplo a mobilização de equipes extras para atendimento aos chamados emergenciais”, explica Daniel.

Com o período do inverno se aproximando, os riscos aumentam e por isso, qualquer situação anormal que seja identificada como a falta de luz, fios baixos, caídos, ou mesmo objetos próximos ou sob a rede, a Energisa deve ser imediatamente acionada.

“Temos consciência da importância da energia elétrica para a sociedade e nosso compromisso é buscar reduzir ao máximo as interrupções, especialmente em períodos críticos como os chuvosos onde o sistema elétrico fica mais exposto a variáveis externas ao meio ambiente como as chuvas, raios, ventos fortes, árvores e até mesmo colisões com postes”, afirma o gerente de Operação da Energisa em Sergipe, Daniel Flor.

Em caso de descargas atmosféricas, popularmente chamadas de raios, a recomendação é que os eletrodomésticos sejam retirados da tomada, pois a descarga atmosférica pode causar perturbações na rede de energia, além de comprometer as instalações das residências, podendo causar prejuízos como danos em equipamentos elétricos ou mesmo iniciar incêndios, danificar equipamentos ou até mesmo provocar a morte de pessoas e animais. Somente neste ano de 2022, já foram registrados mais de 3 mil raios nos 63 municípios atendidos pela Energisa em Sergipe. 

A Energisa alerta que o período chuvoso exige cuidados redobrados com a segurança, por isso é importante adotar alguns cuidados durante as chuvas:

-Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;

-Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;

-Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;

-Sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos e aterre a rede elétrica da residência ou comércio;

-Não utilize chuveiro (secador, chapinha etc);

-Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;

-Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;

-Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;

-Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;

-E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados.

Em casos de cabos caídos, a população pode entrar com a Energisa por meio dos contatos:

WhatsApp (Gisa): (79) 98101-0715

Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)

Call Center: 0800 079 0196

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc