CDH recebe denúncias de abusos de garimpeiros contra crianças e jovens indígenas ianomâmis

Participantes da reunião pediram a demarcação de terras indígenas e o reforço de colegiados de proteção ambiental e dos povos tradicionais.

Redação, 25 de Abril , 2022

 

Em audiência pública nesta segunda-feira (25), a Comissão de Direitos Humanos (CDH) recebeu de lideranças indígenas ianomâmis denúncias de abusos contra crianças e adolescentes por parte de garimpeiros, em Roraima.

Estupro de crianças e adolescentes, ameaças a lideranças e destruição de rios e florestas são alguns dos problemas gravíssimos enfrentados pelos povos indígenas no estado, o indígena Júnior Ianomâmi apresentou à Comissão de Direitos Humanos do Senado o cenário de medo vivido em Roraima.

“Os garimpeiros levam bebidas alcóolicas à tribo, os garimpeiros estão violentando as mulheres, adolescentes, crianças, já tem adolescentes de 13, 14 anos, grávidas dos garimpeiros e as lideranças da comunidade não tem como denunciar porque eles ficam reféns dos garimpeiros”, disse ele.

O Senador Paulo Paim (PT-RS), apresentou dados da violência contra os povos indígenas e ressaltou que mais de 3 mil crianças indígenas morreram nos últimos 4 anos e que cerca de 500 crianças de até 5 anos morreram no ano passado.

Participantes da reunião pediram a demarcação de terras indígenas e o reforço de colegiados de proteção ambiental e dos povos tradicionais.

 

 

Por: Agência Senado


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc