Livro de professor sergipano vendeu 50 mil exemplares

Redação, 24 de Maio , 2022

O livro ‘A Prática da Preparação Física’, de autoria do professor Dr. Estélio Henrique Martin Dantas se tornou o mais vendido do Brasil, na área da Educação Física. Em seis edições, a obra já vendeu mais de 50 mil exemplares e acaba de ser lançada a 7ª edição, agora pela Editora Manole, uma das principais publicadoras no âmbito da Saúde. O texto também contabiliza mais de 1.900 vezes em trabalhos acadêmicos.

“Essa foi a obra que me lançou no mundo acadêmico e segundo o Google Acadêmico, já foi citado 1.930 vezes. Ele é inspirado no interesse de transmitir minha experiência prática aos treinadores e preparadores físicos, sem perder de vista o rigor científico e um robusto suporte teórico. Atribuo sua aceitação à perspectiva que os leitores têm da possibilidade da aplicação prática imediata de seus conhecimentos”, diz o docente do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes (Unit).

Por isso, a obra é considerada o livro de cabeceira do treinador. Ela é dividida em quatro partes: treinamento esportivo, a teoria da prática, a prática da teoria e o treinamento total. “O livro constitui-se num manual prático para os treinadores, por isso cada assunto é abordado na ótica do ensinar como fazer. Parte-se dos aspectos do planejamento do treino, prosseguimento com a abordagem do plano de preparação física, em seguida é abordada a força de treinar os diversos esportes e, por fim, os aspectos complementares ao treinamento”, revela.

Nesta edição, o livro traz atualizações essenciais para o preparo dos profissionais da área. “Pela primeira vez coloquei os melhores especialistas de cada área do conhecimento, os treinadores de maior sucesso de cada modalidade esportiva como coautores, justamente para manter o livro atualizado. O conhecimento técnico é muito dinâmico e um livro científico que não se atualiza fica obsoleto”, afirma Estélio.

No total, a obra tem 474 páginas em 23 capítulos. Como coautores, se destacam três doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da Unit: Michael Douglas, coautor de dois capítulos referentes à orientação da vocação esportiva e detecção do talento esportivo, Cristiane Kelly, abordando a preparação física no fitness (capítulo 13) e Cynthia Albuquerque, contribuindo como nutricionista no capítulo 17: nutrição na preparação física.

“O livro é uma obra indispensável tanto para o iniciante, como para o iniciado. Evita que o novo treinador tenha que perder tantas competições como eu perdi no início de minha carreira, para chegar ao sucesso profissional”, conclui o Dr. Estélio.

Para adquirir o livro, basta acessar o site da Editora Manole.


Asscom Unit


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc