Talentos Sergipanos. (Por Antonio Samarone)

Noticias, 13 de Junho , 2022


 

Além da secular devoção à Santo Antonio, a procissão desse ano em Itabaiana teve um andor deslumbrante, como destaque. Andor é o jeito de dizer. Santo Antonio desfilou num carro alegórico gigantesco e de bom gosto. Trabalho de um artista plástico humildemente escondido no ofício de decorador.

Quem é esse talentoso gênio encoberto, produtor do monumental pedestal. Santo Antonio parecia voar entre as flores.

Estou falando de José Valder Santos (Val de Euclides Barraca, para os antigos), nascido em Itabaiana em 06 de novembro de 1951, filho de Euclides Fiel dos Santos e Dona Maria José Santos. Val é neto de Sá Rita, descendente direta de escravos.

Val Decorador, como é conhecido pelo mais novos, fez o primário com as professoras Maria de João Fagundes, na Rua do Tanquinho e com Dona Joseíta, no Beco Novo. Terminou o primário no Grupo Escolar Guilhermino Bezerra. Parou por aí

Como acontecia, foi para São Paulo em busca de sonhos. Foi trabalhar com repositor no Grupo Pão de Açúcar. Começou ajudando na decoração das lojas, logo descobriram o seu talento. Virou o principal decorador da Rede Pão de Açúcar.

Em 1987 retornou a Itabaiana. Começou realizando decorações de festas particulares. A primeira festa decorada por Val, foi o aniversário de José Hermógenes Neto, filho de Cambaio, o borracheiro mais antigo da cidade.

Há mais de 30 anos é o decorador oficial do andor de Santo Antonio, uma coisa sagrada em Itabaiana. A cada ano cria-se uma expectativa na cidade: como será o andor desse ano?

Todo dia 13 de junho, junta uma multidão nos fundos da Matriz esperando o andor de Santo Antonio sair. Esse ano o andor se transformou em carro alegórico, uma gigantesca plataforma decorada, e saiu mais cedo, na festa dos caminhoneiros. Soube que custou uma pequena fortuna.

Esse ano o carro alegórico de Santo Antonio viralizou nas redes sociais, pela beleza, imponência e harmonia. O glorioso Santo Antonio merece todas as homenagens.

O talentoso Val de Euclides Barraca sempre se supera. Respeitosamente, é o Joaozinho Trinta das procissões.

As manifestações de fé e devoção também acompanham o seu tempo.

*Antonio Samarone. (médico sanitarista)*


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?