Petrobras (PETR4): ações seguem atrativas, apesar da queda de hoje, diz banco; entenda por quê

Noticias, 17 de Junho , 2022

O Conselho de Administração da Petrobras(PETR4) convocou na última quinta (16) uma reunião extraordinária para discutir os preços dos combustíveis, congelados e defasados nas refinarias em relação ao mercado internacional. Na manhã desta sexta-feira (17), a empresa anunciou reajuste da gasolina e diesel, válido nas refinarias a partir de sábado (18). O presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Câmara Arthur Lira e o ministro da Casa Civil Ciro Nogueira responderam ao aumento com ataques e dura críticas à diretoria da estatal. O risco político e a repercussão do anúncio fizeram as ações desabarem nesta sexta, a quase 10%.

 

Na perspectiva do Goldman Sachs, apesar do aumento de 5,2% para gasolina e 14,2% para o diesel, os valores ainda estão 11% e 27% abaixo da paridade internacional, respectivamente. Apesar do cenário adverso para a companhia, com preços ainda defasados e em crise o governo — com pedidos para a troca imediata do comando da Petrobras – e do Legislativo, que ameaça taxar lucros da estatal, o banco vê oportunidades na compra das ações da Petrobras.

O crack spread (diferença entre o preço do petróleo e os produtos derivados do petróleo dele extraídos) da Petrobras contra o barril de petróleo Brent está saudável, na opinião dos analistas do GS, em aproximadamente US$ 60/bbl para o diesel e US$ 11/bbl para a gasolina.

“Para referência, o desconto médio vs. preços internacionais a paridade foi de -9/-15% para diesel/gasolina em 2021, enquanto os spreads médios de crack foram USD 12/bbl e USD 9/bbl, respectivamente”, diz o relatório.

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc