Memória Seletiva. (por Antonio Samarone)

Noticias, 01 de Julho , 2022


 

Culturalmente, Itabaiana está assentada no tripé: Santo Antonio, os caminhoneiros e a Associação Olímpica de Itabaiana. São as ligas da nossa identidade.

O Consulado de Itabaiana recebeu a visita de Luciano de Oliveirinha (Cibalena), há mais de cinquenta anos radicado em Pernambuco. Cibalena esqueceu de muita coisa, de pessoas, fatos e acontecimentos. A memória cuida de ir apagando.

Um fato chamou a atenção: Cibalena lembrava vivamente de Horácio, o goleador do Itabaiana. Cibalena recordou de uma partida entre Confiança versus Itabaiana, numa quarta-feira a noite, em 30 de julho de 1969, o Batistão recém-inaugurado.

O Confiança ganhava por 3X0, gols de Debinha, Beto e Vevé. O Itabaiana reagiu e empatou em 3X3, com dois gols de Horácio e um de Augusto. Cibalena lembrava-se em detalhes desse jogo, dos dois gols de Horácio, ocorridos há mais de 53 anos (meio século).

O Itabaiana jogou aquela partida com Marcelo, Augusto, Humberto, Elísio e Sinval, Carlos e Toinho, Edmilson, Targino, Horácio e Belo. Fonte: Aelson Gois.

Luciano comemorou com Horácio essa lembrança. “Foi a minha maior emoção futebolística”, revelou Cibalena. Na foto, Cibalena está contando os detalhes dessa partida, ao espantado Horácio.

Quase todos no Consulado lembravam-se dessa Partida, de meio século atrás. Eu estava no Batistão (Meninos, Eu vi).

Esse fato reforça duas teses: o futebol, Santo Antonio e os caminhoneiros unem culturalmente Itabaiana e a memória seleciona os fatos vinculados as emoções.

O esquecimento é seletivo.

*Antonio Samarone (médico sanitarista)*


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc