Alunos da Faculdade Unime produzem e distribuem fio dental sustentável

Materiais confeccionados compõem kit de higiene e são doados a população vulnerável

Redação, 08 de Agosto , 2022

Com o objetivo de cuidar da saúde bucal de pessoas carentes, sem acesso aos itens de higiene pessoal, a Faculdade Unime Lauro de Freitas criou o Projeto “Fio a fio - Tornando o Fio Dental acessível à comunidade”. A iniciativa reúne professores e estudantes do curso de Odontologia que confeccionam um fio dental utilizando sacos de ráfia e distribuem para a população local junto a um kit odontológico, composto também por escova e creme dental.


A ação colabora com o meio ambiente, reutilizando produtos que seriam descartados no lixo e contribui, ao mesmo tempo, para que mais pessoas tenham acesso aos itens básicos que garantem a limpeza adequada dos dentes.


“Este projeto é importante à medida que incentiva os alunos da Unime a se dedicarem a pesquisa, alinhando as metodologias da sala de aula com as ações práticas da rotina de um profissional. Os estudantes estão envolvidos em todo o processo de produção, desde a escolha dos materiais até a distribuição dos produtos e, além disso, são realizadas oficinas para que eles ensinem a comunidade como confeccionar seu próprio fio dental”, reforça Ingra Medeiros, coordenadora do Projeto e professora do curso de Odontologia da Faculdade Unime.


A docente também enfatiza o impacto social que esta ação causa para a comunidade. “Preocupados com a qualidade da saúde bucal, encontramos nesta iniciativa uma possibilidade para que a população menos favorecida mantenha, de alguma forma, o controle da placa bacteriana, conscientizando sobre a importância de utilizar métodos alternativos de higiene bucal economicamente viáveis e que estão ao alcance de todos”, afirma.


O fio dental alternativo é produzido a partir de sacos de ráfia devidamente desinfectado com hipoclorito de sódio.

UNIME  

Fundada em 2000, a União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura (Unime) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo completo ao aluno em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão, presencial ou a distância.

Presente no estado da Bahia, a Unime presta inúmeros serviços à população por meio dos Núcleos de Prática Jurídica, Hospital Veterinário, Clínicas-Escola de Odontologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Nutrição, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unime oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2010, a Unime passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site.

Sobre a KrotonMed

A KrotonMed é a unidade de negócio da Kroton voltada para a Medicina. Criada em 2021, a KrotonMed possui mais de 3 mil alunos matriculados no curso de Medicina em 6 instituições de ensino superior: Unic, no Mato Grosso; Uniderp, no Mato Grosso do Sul; Unime Lauro de Freitas e Pitágoras Eunápolis, na Bahia; e Pitágoras Codó e Bacabal, no Maranhão. A KrotonMed possui mais de 7 mil alunos em cursos de Saúde Presencial, mais de 18 mil alunos em outros cursos presenciais de alto valor agregado. Os cursos recebem investimentos constantes para aprimoramento da infraestrutura, que inclui laboratórios e ferramentas que utilizam as mais avançadas tecnologias voltadas ao ensino da Medicina. As instituições possuem parceria com clínicas e hospitais que atendem a população, possibilitando ao aluno acesso a um alto nível de educação que reúne teoria e prática e uma preparação eficiente para sua inserção no mercado de trabalho.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc