As Novas Devoções. (por Antonio Samarone)

Redação, 19 de Maio , 2023 - Atualizado em 19 de Maio, 2023

 

 

Um amigo recente, Junior Carvalho, jovem empreendedor, gênio das mídias pôs modernas, me levou para uma turnê cultural em Itabaiana.

Fomos almoçar no Restaurante do Descamisado, no Pé do Veado. Depois eu conto. Parece um restaurante medieval, no bom sentido.

Na volta, pela estrada das Candeias, Junior entrou para a Moita Formosa. Uma região onde a minha avó Gina, morava em seu sítio. Foi lá onde eu conheci as lagartas de fogo. Subindo em um velho cajueiro, abracei de peito aberto um ninho de lagartas.

A queimadura queima até hoje.

Na Moita Formosa ficava o sítio de Messias do Gringo, que plantava o aipim rosa, o chamado aipim cardeal (quase papa). Lembrei-me de Messias, montado numa besta, vendendo aipim pelo Beco Novo. Eeeeiiii o aipim rosa! Mamãe corria para comprar.

Acho que essa espécie de macaxeira já foi extinta.

Os sítios foram invadidos pela especulação imobiliária. Para mim, uma Itabaiana desconhecida. Tudo novo. Ruas largas, pavimentadas e limpas. Praças gigantescas. Não cometeram os erros do Aracaju.

De repente, no alto de um pedestal, no meio da praça, vislumbro a imagem de um Santo que eu não conhecia a imagem. Quem é? Perguntei a Junior. Ele foi preciso: é Santo Agostinho!

Uma novidade: Santo Agostinho, o Bispo de Hipona, é um dos sábios da igreja. Não foi santo por fazer milagres, nem por passar por suplícios. Tornou-se santo pelo pensamento, era professor de retórica em Milão.

O que fazia ele ali, no meio do tempo, exposto ao sol e a chuva. Certamente, ele não foi consultado. Agostinho nunca foi um santo popular e nunca atendeu as promessas.

Quem teve essa ideia? Algum leitor de “Confissões”, “Cidade de Deus”, as obras celebres de Agostinho? Um santo da longínqua Argélia, que viveu entre os anos 300 e 400, que não possui devotos no Brasil, sendo homenageado em Itabaiana.

Perguntei a Junior, ele também não sabia.

Paramos o carro, e fui perguntar ao povo do lugar. Quem botou Santo Agostinho no pedestal? O primeiro, um senhor de meia idade, respondeu na bucha. “Esse é o Conjunto Santa Mônica, a mãe de Santo Agostinho.” O que me faltava era conhecer a vida dos Santos.

Explicado: Santo Agostinho estava ali pelo prestígio da mãe.

Que eu não tome por surpresa, encontrar a imagem de São Thomaz de Aquino em outra praça.

Antonio Samarone (médico sanitarista)


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?