Ministro do STF pede vista e suspende julgamento entre Apple e Gradiente pela marca "iPhone

Redação, 13 de Junho , 2023 - Atualizado em 13 de Junho, 2023

 

 

Foto: ilustrativa


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou vista dos autos do julgamento de repercussão geral envolvendo a disputa entre as empresas de tecnologia Apple e Gradiente pelo registro da marca "iPhone". O caso estava sendo debatido no Plenário Virtual e a análise seria concluída nesta segunda-feira (12/6).

A polêmica teve início quando a empresa Gradiente solicitou o registro da marca "Gradiente Iphone" no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2000. O registro foi deferido apenas em novembro de 2007 e concedido no ano seguinte.

Por sua vez, a Apple, que lançou o primeiro modelo do iPhone nos Estados Unidos em janeiro de 2007, tentou registrar o nome do smartphone no Brasil posteriormente, mas teve seu pedido negado devido à existência da marca "Gradiente Iphone". Em 2013, a multinacional norte-americana contestou o registro da empresa brasileira na Justiça.

O pedido de vista feito pelo ministro Alexandre de Moraes suspende temporariamente a análise do caso, aguardando a retomada do julgamento para que seja definida a controvérsia em torno do registro da marca "iPhone" no Brasil.
 

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?