O ensino a distância como solução educacional em tempos de crise e pandemia

Redação, 14 de Junho , 2023

O Ensino a Distância (EAD) tem se mostrado uma alternativa eficiente durante crises e situações de emergência, como foi o caso da pandemia de COVID-19, para garantir a continuidade do processo educacional. Com base em tecnologias inovadoras, o EAD permitiu a conexão virtual entre professores e alunos, independentemente da localização geográfica, proporcionando a continuidade das atividades educacionais.

De acordo com a gerente acadêmica do EAD da Universidade Tiradentes (Unit), Karen Sasaki, a tecnologia teve um importante papel nesse período desafiador. "Através da tecnologia, os alunos e os professores puderam estudar, revisar conteúdos e dar continuidade aos seus estudos cognitivos e teóricos", pontua Sasaki.

De acordo com dados atualizados do Ministério da Educação (MEC), o Ensino a Distância vem apresentando um crescimento expressivo no ensino superior brasileiro. No ano de 2022, as matrículas nessa modalidade alcançaram um aumento de 32%, em comparação com o ano anterior. Esses números refletem a necessidade de adaptação das instituições de ensino diante das restrições impostas pela pandemia.

Sasaki destaca um dos principais benefícios do EAD durante crises: a ampliação da acessibilidade. "Através do EAD, os alunos podem acessar o conteúdo de qualquer lugar, rompendo as barreiras geográficas. Professores e alunos podem manter-se conectados no processo de aprendizagem, mesmo estando em locais diferentes e não necessariamente na mesma sala de aula presencial", elenca.

Além disso, a flexibilidade de tempo e espaço oferecida pelo EAD possibilita que os alunos prossigam seus estudos além do horário das aulas, de acordo com o ritmo individual e a disponibilidade de tempo de cada um. "Por meio de diferentes recursos, como videoaulas, podcasts e objetos interativos, o EAD também oferece uma diversidade de recursos que atendem a diferentes estilos de aprendizado", acrescenta Sasaki.

Enfrentando desafios

Entretanto, a implementação do EAD como alternativa durante crises enfrenta desafios significativos. Um dos principais é a questão da conectividade e da infraestrutura tecnológica, uma vez que nem todos os alunos possuem acesso adequado a dispositivos eletrônicos e à internet de qualidade. De acordo com dados do MEC, em 2021, aproximadamente 35% dos estudantes matriculados em cursos EAD relataram problemas de acesso à internet.

Outro ponto desafiador é a avaliação dos alunos. É fundamental estabelecer uma sistemática de acompanhamento e fornecer feedback para garantir o progresso acadêmico dos estudantes. Para atender às necessidades especiais dos estudantes durante crises ou situações de emergência, o EAD pode e deve ser adaptado com base no princípio da acessibilidade.

"Recursos como legendas, audiodescrição de imagens e textos ampliados devem ser disponibilizados para garantir o acesso e o aprendizado de todos os alunos. Além disso, é essencial oferecer suporte adicional aos estudantes com necessidades especiais, como tutores especializados e canais de comunicação acessíveis. A inclusão e a igualdade de oportunidades devem ser prioridades no ensino a distância”, enfatiza.

Para lidar com os desafios mencionados, as instituições educacionais devem buscar melhorias em sua estrutura e fornecer suporte adequado aos alunos. Com base nas experiências vivenciadas durante a pandemia, é possível se preparar melhor e aproveitar todo o potencial do EAD como uma alternativa durante crises.

Investimentos em infraestrutura tecnológica são essenciais para garantir uma conexão estável e de qualidade. Programas de capacitação e formação de professores são fundamentais para que estejam preparados para ministrar aulas e utilizar as ferramentas tecnológicas de forma eficaz.

“É impressionante o quanto foi importante organizar e sempre ter um plano de contingência para direcionar estratégias e políticas claras na transição do ensino presencial para o ensino com suporte de tecnologia durante crises. Os planos de contingência precisam ser criados e planejados de forma a antecipar possíveis cenários de emergência, com protocolos de comunicação que garantam a continuidade das estratégias pedagógicas e lógicas do ensino como um todo durante situações de crise”, relembra Karen.

Diante dos desafios enfrentados durante a pandemia, o ensino a distância demonstrou ser uma alternativa viável e eficiente, permitindo que a educação continue mesmo em momentos de crise. A tecnologia desempenhou um papel fundamental ao possibilitar a conexão entre professores e alunos, garantindo o compartilhamento de conteúdo e a interação necessária para a aprendizagem.

Asscom Unit


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