José Carlos Machado fala sobre melhorias para Sergipe em entrevista na Rádio Cultura

Redação, 29 de Junho , 2023

Na manhã desta quinta-feira, 29, o ex-deputado federal, José Carlos Machado, concedeu entrevista a Rádio Cultura, no programa apresentado por Jairo Alves. Durante o bate-papo, o político falou sobre eleição, os terrenos de Marinha, o Canal de Xingó, duplicação da BR-235 e a BR-101 Sul.

Terreno de Marinha

Questionado sobre a cobrança dos terrenos de Marinha, Machado foi contundente. “A retirada da cobrança da taxa de laudêmio, que antes era cobrado a taxa de ocupação, mais as benfeitorias. Nos oitos anos que passei no Congresso conseguir tirar e isso está próximo de acabar. Tramita no congresso um Projeto de Lei, que é do senador Eduardo Bolsonaro, que está me preocupando. Vou ter uma conversa com os três senadores sergipanos, para tentar colocar isso para andar”.

O ex-deputado continuou. “Terreno aflorado é como se você fosse o dono, o governo passa o terreno para o proprietário, só que necessita pagar 13%. Na administração do terreno de marinha o governo gasta 10, para apurar 8. Eles criam dificuldades para arrecadar. Se o terreno é aflorado você paga muito menos a Secretaria do Patrimônio da União. Você passa de 10 a 15 anos para sair da condição de ocupante para floreiro”.

Eleição

Depois da eleição de 2022 me afastei das eleições. Não pretendo me candidatar e vou ficar longe da política partidária. “A cidade de Itabaiana respira política, o Adailton está fazendo um excelente trabalho, o Valmir ainda está indefinido sobre sua candidatura e Luciano Bispo possui uma capacidade enorme política, que transformou a cidade de Itabaiana. Não tenho pretensão de disputar nenhum mandato em Itabaiana, vou aguardar e estudar sobre o futuro”, contou.

Sobre o momento político sergipano, o ex-deputado disse. “O governador está afinado com a presidência da República, possui 90% da bancada federal, temos um ministro que despacha ao lado do presidente. Temos que aproveitar esse momento e concluir coisas que se arrasta há muito tempo, a exemplo da BR-101, que iniciou com Fernando Henrique”.

Canal de Xingó

Uma das lutas antigas de Machado foi a construção do Canal de Xingó. Sobre o assunto, ele falou. “Em 2003, Lula reuniu a bancada de Sergipe, Bahia e Alagoas para falar sobre a transposição e no tempo disse que iria construir o Canal de Xingó para beneficiar os dois Estados, que não iriam receber a Transposição. Tudo isso foi ideia de João Alves”.

“Recentemente, troquei mensagem com o governador e ele falou que iria garantir recursos para os projetos do Canal de Xingó. Esse canal é a garantia hídrica para o Estado de Sergipe. O valor orçado para fazer é de 2 bilhões. Sergipe possui interesse, só que a bancada baiana não demonstrou nenhum interesse”, finalizou.

BR-101 Sul

Sobre a duplicação da BR-101 Sul é uma necessidade. “A BR-101 Sul ligará Estância a Esplanada, na Bahia. Isso melhorará o escoamento de veículos não só de Sergipe, como também de todo o Brasil, já que essa rodovia liga boa parte do Brasil”, disse Machado.

BR-235

Sobre o asfaltamento da BR-235, Machado falou. “Eu sabia que quando asfaltasse a BR-235, que liga Carira a Juazeiro e Petrolina, Sergipe incorporaria uma boa parte da Bahia sem briga. A grande maioria dos proprietários das terras naquela região são de sergipanos. Por ali transitam mais de 15 mil veículos por dia. Imagina duplicada”, finalizou.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?