Médica cirurgiã destaca sistema PBL no ensino da Medicina

Redação, 04 de Agosto , 2023

Médica formada na primeira turma de Medicina pela Universidade Tiradentes (Unit); Especialista em Cirurgia Geral pelo Hospital de Urgência João Alves Filho (HUSE) e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Gastromed-Instituto Zilberstein; e mestre em Cirurgia Minimamente Invasiva, pela faculdade São Leopoldo Mandic, Sylvia Gurgel é também professora no curso de Medicina da Unit, onde é adotado o sistema de ensino PBL (Problem Based Learning), e que ela aponta como prática eficiente na formação acadêmica de novos profissionais.

“O formato de PBL (Problem Based Learning), que possibilita o aluno ter contato com o paciente desde cedo, e ser atuante desde o primeiro período, é fantástico. Sou um pouco suspeita para falar, mas o PBL é diferenciado. O fato da Unit ter escolhido uma metodologia PBL para formar seus médicos mostra que está à frente. Para mim, o profissional formado nesse tipo de metodologia, nesse formato de curso, com estrutura e proximidade com os professores, além da qualidade do corpo docente que a Unit preza, não tem como sair um médico ruim”, garante a médica cirurgiã geral e professora da Unit Sylvia Gurgel.

Com a experiência de ter ocupado a sala de aula como estudante estreante do curso de Medicina da Unit e agora com o olhar de quem ensina, orienta e informa futuros colegas de profissão, Sylvia aponta o lugar de destaque que a Unit possui na formação de médicos.

“A Unit tem um curso com a estrutura sem igual, pois eu tive a chance de conhecer universidades de São Paulo, onde fiz meu mestrado e nenhuma delas era superior à Unit. Eram semelhantes ou inferiores. E isso se deve à metodologia, à estrutura física e humana, pois os profissionais são qualificados, acessíveis. Tenho a honra de ser filha de médicos que também foram meus professores no curso, e eles, assim como outros professores, foram meus referenciais de busca de conhecimento, atualizações e cuidado com o paciente, a humanização no atendimento. E sempre falo aos meus alunos para explorarem, buscarem conhecer e aprender todas as áreas, independente de qual se identifique mais”, diz.

Ela ainda lembra que o retorno à sala de aula como professora possibilita apontar as melhorias que foram implantadas e aconselhar, com autoridade, sobre a oportunidade acadêmica que se pode explorar na Unit.

“Posso ver as mudanças de geração, as mudanças que aconteceram desde a minha turma até as mais atuais. Algumas coisas mudaram para melhor, outras facilidades estão disponíveis nas turmas recentes e, é assim, com a autoridade de quem já ocupou o lugar deles hoje, que peço que valorizem e aproveitem cada oportunidade de conhecimento. Sempre quis a área de cirurgia, mas não limitava meu conhecimento a ela. Sempre dei a chance das outras áreas me conquistarem e sempre as valorizei, e creio que isso me tornou a profissional que sou hoje. Posso não ser a super especialista em determinado assunto ou doença, mas tenho conhecimento, consigo conversar a respeito e sei identificar quando meu paciente cirúrgico tem determinada característica”, conclui.

Asscom Unit


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?