Engenheiro de software no Google destaca importância de estágio durante a graduação

Redação, 05 de Agosto , 2023

A formação profissional em qualquer área de atuação exige, para além do conhecimento teórico, a aplicação prática de todo o aprendizado no exercício diário da profissão. Esse é um pensamento assegurado por Fernando Cardoso, egresso do curso de Ciência da Computação da Universidade Tiradentes (Unit) e atual Staff Software Engineer no Google, empresa que integra a lista das mais valiosas do mundo e também é uma das mais influentes no Brasil.

Com a experiência de trafegar pela vida acadêmica num curso desbravador à época, nos idos anos 2002, quando a empresa Google implantou sua famosa e revolucionária filosofia de trabalho, em que os engenheiros e funcionários foram incentivados a dedicar 20% do seu tempo dentro da empresa para trabalhar em algo que não fosse seu projeto principal, fazendo surgir serviços famosos como o Google News, Orkut e o Gmail, Fernando Cardoso destaca a importância do estágio na formação profissional.

“Iniciei a minha vida acadêmica em dois cursos diferentes e universidades diferentes. Um deles foi o curso de Ciência da Computação, na Unit, que escolhi por ter gostado mais. Como eu não necessariamente queria uma carreira acadêmica, o ambiente da Unit foi mais equilibrado para mim. A rede de contatos da universidade para oferecer estágios e contatos profissionais era muito ampla, inclusive, comecei a estagiar na Unit em 2003, no terceiro período da faculdade. E vejo o quanto foi importante começar cedo fora da sala de aula,  pois completou a formação com uma experiência que é impossível de se obter em sala de aula. Todos os meus colegas já saíram do curso tendo formação acadêmica e experiência profissional, ninguém se limitava a sala de aula”, declara Fernando Cardoso, que trabalha no Google há 11 anos.

Ainda segundo ele, aliado ao encaminhamento de estudantes para estágios através de convênios e parcerias, a Unit também se destaca por outros fatores essenciais na jornada acadêmica de qualquer profissional.

“O fato dos professores serem bem abertos ao contato pessoal com os alunos é muito importante. Na minha época, tínhamos professores que literalmente nos recebiam para dúvidas, projetos paralelos e muito mais, a qualquer tempo, tanto à noite  depois do horário normal das aulas como no final de semana. Ainda havia oportunidade de pesquisa e iniciação científica também”, elenca.

E mesmo longe da universidade, Fernando acompanha as inovações de ensino implementadas pela Unit no curso de Ciência da Computação, conforme a evolução tecnológica que todos vivenciam diariamente. “Mais recentemente, a Unit começou também a oferecer internacionalização como parte da formação acadêmica. Minha jornada de internacionalização talvez tivesse sido bem menos tortuosa se isso já fosse uma realidade na minha época, e eu vejo que a garotada de hoje tem ainda mais suporte, o que é bem positivo”, aponta Fernando. 

Asscom Unit


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?