“A base  da democracia é o acesso à informação", diz Cleon Menezes

Redação, 17 de Agosto , 2023

No comando da Secretaria Especial de Estado de Comunicação de Sergipe (Secom) desde o início de 2023, quando então o governador eleito Fábio Mitidieri tomou posse, o publicitário Cleon Menezes do Nascimento encara o desafio de reestruturação da comunicação governamental na velocidade que o imediatismo da realidade informativa exige e com a qualidade que a atual gestão preza. Graduado em Publicidade e Propaganda, e mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (Unit), onde lecionou no período de 2008 a 2022, Cleon Menezes tem um conhecimento vasto e atuação prática profissional que perpassa o cotidiano de uma agência de publicidade e o marketing político.

“A administração pública foi um dos caminhos que não tinha trilhado ainda. Eu já passei pelo lado de cliente, de agente, e aí administração pública aconteceu em detrimento dos desafios que fui  me envolvendo. E hoje, a diferença que encontro do mercado público para o privado é a forma  e velocidade das coisas. A perspectiva quando a gente trabalha no mercado privado é  muito pontual de público-alvo,  produto e serviço. Na comunicação pública, a visão é muito mais ampla e assumimos a responsabilidade de pensar a comunicação não simplesmente como uma forma de  comunicar algo do governo , mas também em relação à implementação de políticas públicas porque é dentro dessa perspectiva que a gente consegue  entender que o nosso papel na comunicação é muito além de publicizar algo, mas manter as pessoas informadas porque a base  da democracia é o acesso à informação", destaca Cleon Menezes.

E é com essa amplitude do olhar e aberto aos desafios  que ele ensina, compartilha e constrói uma forma atual e real da comunicação governamental no estado.

“O mundo gira numa velocidade diferente em que as pessoas assimilam a informação de uma forma diferente. Então, quando você entende que a realidade da comunicação hoje acontece a todo momento, que não existe mais um momento específico  para fazer daquilo um grande momento de virada e apresentação,  você entende que a todo tempo, tudo que você está fazendo tem uma representatividade. Então, seja uma  postagem na rede ou uma grande campanha que vai para um grande veículo de comunicação, tudo importa.  E aí, dentro de cada prioridade, é possível entender que não se trata unicamente de fazer um grande material ou divulgar um grande projeto, mas se ater à responsabilidade de fazer com que as pessoas  tenham a informação certa da forma adequada pelos canais certos  e com a maior transparência possível”, diz Cleon.

Diante do entendimento e discernimento que possui no desempenho da atuação profissional, Cleon lembra das referências profissionais que teve em sala de aula durante a trajetória acadêmica.

“Quando eu era aluno da Unit, eu tive professores que foram referenciais para mim e que, inclusive, me despertaram o desejo de voltar à Unit como professor. Um deles era muito questionador e sempre me cobrava muito a minha participação de leitura de texto e isso me deu um poder de articulação, de conseguir conectar bem as ideias e a me expressar. Além disso, eu sempre busquei buscar pessoas no mercado local e nacional, não necessariamente da Comunicação, mas que tinham posturas interessantes que admirava e de certa forma entender as trajetórias delas”, revela.

Asscom Unit


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?