Aumenta interesse de estudantes por programas de internacionalização

Redação, 21 de Agosto , 2023

Um dos grandes atrativos para quem busca um curso superior é a possibilidade de que o conhecimento ensinado lhe permita abrir portas ao redor do mundo. Essa possibilidade tem motivado muitos estudantes a procurarem instituições de ensino que ofereçam programas de internacionalização, como os de intercâmbio (mobilidade acadêmica) e os de acolhimento a alunos estrangeiros. Entre elas, estão a Universidade Tiradentes (Unit), em Sergipe, o Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco) e a Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana), em Pernambuco. 

Nos recentes eventos de boas-vindas para novos estudantes, que marcaram o início do segundo semestre letivo das instituições, os estandes da gerência de Relações Internacionais foram bastante procurados por pessoas interessadas em participar desses programas. 

“A gente tem notado que existe uma procura muito grande pela Unit por causa da internacionalização. Temos recebido mensagens e ligações de muitos estudantes, e até mesmo de pais dos alunos, perguntando sobre as possibilidades, porque já estão pensando inclusive nos filhos que vão ser matriculados aqui. As oportunidades têm se espalhado e o leque de opções para eles está cada vez mais aberto”, revela a assessora de Relações Internacionais da Unit, Stephanie Donald. 

A principal atração das iniciativas de internacionalização tem sido os programas de mobilidade acadêmica. Um deles é o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), voltado a alunos de todos os cursos das Units e da Fits. Outros dois são voltados para projetos de cursos específicos: o programa Laboratório Social, em parceria com a Universidad de Valladolid (Espanha) e voltado aos cursos de Direito e Arquitetura; e o Clerkship for Medical Students, no qual estudantes de Medicina da Unit fazem o internato no Cambridge Health Alliance (CHA), em Boston, nos Estados Unidos.

Ao todo, os programas de internacionalização ofertados pelas Units e pela Fits, em suas diversas modalidades, envolvem faculdades, universidades e institutos estrangeiros que mantêm acordos de parceria com as instituições brasileiras. Atualmente, são 58 instituições em 18 países: Argentina, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coréia do Sul, Croácia, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Itália, Letônia, México, Moçambique, Peru, Portugal, Reino Unido e Uruguai.

O aumento do interesse por ações de internacionalização se deve aos muitos benefícios obtidos pelos alunos que se envolvem em programas do ramo, ou que simplesmente mantêm alguma forma de contato com alunos, professores ou mesmo instituições de outros países. Aqui se inclui o “Programa Buddy” que os estudantes da Unit têm a oportunidade de conviver e interagir com alunos internacionais vindos para a mobilidade acadêmica.

Entre os principais aspectos destacados como benefícios para quem se engaja na internacionalização, estão o aprendizado intercultural e desenvolvimento de habilidades digitais. “O aluno pode se beneficiar de uma experiência internacional em vários aspectos, como , além de fazer networking [rede de contatos], gerenciar situações de liderança e motivação, melhorar habilidades de comunicação e encontrar novas aplicações da tecnologia no cenário atual. Mas principalmente interagir, participar e colaborar com pessoas de diferentes culturas”, descreve Júlia Gubert, também da equipe de Relações Internacionais da Unit. 


Asscom | Unit


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?